Buscar

Câmara de Nova Andradina propõe ações permanentes para prevenir golpes bancários

Cb image default
Imagem: Divulgação

Na 2ª sessão legislativa deste ano, o vereador Wilson Almeida (União Brasil), propôs a adoção de ações permanentes de orientação e conscientização para prevenir golpes e fraudes financeiras no município de Nova Andradina.

O parlamentar solicita que Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Cresol, Sicredi, Sicoob Credivale e Sicoob Uni Sul intensifiquem iniciativas voltadas à proteção dos clientes, especialmente idosos, público que tem sido alvo recorrente de crimes praticados por meios digitais, telefônicos e presenciais.

A indicação destaca o crescimento preocupante de golpes como falsas ligações de supostos funcionários de bancos, fraudes por aplicativos, empréstimos consignados indevidos, clonagem de cartões, envio de links maliciosos e pedidos de informações sigilosas. “Em Nova Andradina, assim como em todo o país, esses crimes têm causado prejuízos financeiros, emocionais e sociais, atingindo principalmente aposentados e pensionistas, muitas vezes em situação de maior vulnerabilidade”, alerta o vereador.

Wilson Almeida defende que as instituições financeiras, em parceria com o Poder Público, promovam orientações presenciais nas agências, distribuam materiais informativos claros e acessíveis, implantem alertas visuais e sonoros nos caixas eletrônicos, capacitem funcionários para identificar situações suspeitas e desenvolvam campanhas educativas específicas para o público idoso.

A proposta não possui caráter impositivo, mas orientativo e preventivo. O objetivo é fortalecer a responsabilidade social das instituições financeiras e contribuir para a redução de crimes, garantindo mais segurança, informação e dignidade às famílias, especialmente em um cenário em que fraudes financeiras impactam diretamente o orçamento doméstico e a tranquilidade da população.

O documento legislativo será encaminhado ao prefeito Dr. Leandro Fedossi, ao diretor executivo do Procon, Sérgio Maximiano, e às instituições financeiras com atuação local.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.