A Câmara Municipal de Nova Andradina realiza nesta quinta-feira, dia 17 de julho, a Sessão Solene em celebração ao Dia da Comunidade Japonesa. O evento será realizado no Plenário Sidney Sanches, a partir das 19h, e toda a população está convidada a prestigiar esse momento de reconhecimento à história, cultura e contribuição dos imigrantes japoneses e seus descendentes para o desenvolvimento do município.
A data comemorativa foi instituída pela Lei Ordinária nº 13/2010, que fixou 18 de junho como marco oficial da celebração. Neste ano, a solenidade marca ainda a entrega inédita da Comenda “Na terra que sorri, floresceu a força de um povo”, instituída pelo Projeto de Resolução nº 03/2025, de autoria da vereadora Márcia Lobo (Podemos). A honraria será concedida a 11 representantes da comunidade japonesa local que se destacam por sua contribuição à vida social, econômica, cultural e comunitária de Nova Andradina.
Serão homenageados: Luiz Tadao Mitsunaga, José Sussumu Kuwabara, Roberto Hashioka, Elton Jodai, Adilson Sadao Tanaka, Valter Masuzo Yasunaka, Ernesto Tomio Sato, Adinilson Gushiken, Shoji Shirota, Shigueki Azuma e Carlos Takashi Iwata.
A programação inclui ainda apresentações culturais que expressam a tradição japonesa, como o karaokê e uma demonstração de karatê com a Associação Taiyo-Kai de Karatê Shotokan. A cerimônia promete emoção, simbolismo e gratidão ao povo que ajudou a construir a identidade de Nova Andradina desde a chegada dos primeiros imigrantes, em 1957.
A Sessão Solene é aberta ao público e todos estão convidados a participar deste momento especial. A entrega desta Comenda representa um reconhecimento público à comunidade japonesa, cuja história em Nova Andradina foi construída com esforço, disciplina, respeito e amor por esta terra.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.