Publicado em 27/04/2025 às 18:53, Atualizado em 27/04/2025 às 22:56
Em clima de reconhecimento e valorização do trabalho voltado à inclusão social, a Câmara Municipal de Nova Andradina concedeu, na terça-feira (15), durante a 08ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa de 2025, uma moção de parabenização à Subcomissão de Defesa do Direito da Pessoa com Autismo da 7ª Subseção da OAB.
A homenagem, proposta pelos vereadores Adelar Belo (PT), Dito Machado (União Brasil), Naleu Cavalcante (PSDB) e subscrita por todos os outros parlamentares, foi entregue justamente neste “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Representada por sua presidente, a advogada Estefânia Francine Ribeiro de Santana, e por alguns de seus membros, a Subcomissão foi reconhecida pelo “incansável compromisso na defesa dos direitos das pessoas com TEA e suas famílias”, conforme expressaram os autores da moção.
Durante a sessão, os vereadores enalteceram ainda o papel da Subcomissão na consolidação da AMATEA – Associação para Mediação e Apoio ao Transtorno do Espectro Autista, uma organização que vem ampliando o acolhimento e a representatividade da comunidade autista em Nova Andradina. A parceria com o Projeto TEAcolher, coordenado pela professora Dra. Alessandra Bertasi Nascimento, também foi destacada como uma ação relevante para a promoção da mediação nas relações familiares e o avanço de uma sociedade mais inclusiva.
“A atuação dessa subcomissão tem sido fundamental para o avanço das políticas de inclusão e garantia de direitos, promovendo ações concretas que impactam positivamente a vida das famílias atípicas de nosso município”, enfatizaram os parlamentares.