Buscar

Caminhada em Anaurilândia alertou para a compreensão sobre o autismo

Ação reuniu ciclistas, secretarias municipais, além de entidades de classe e apoiadores

Cb image default
Imagem: Divulgação

Visando aumentar o conhecimento e despertar na população local no sentido promover ações inclusivas no Dia Mundial do Autismo, dezenas de pessoas saíram às principais ruas de Anaurilândia neste sábado (02) para chamar a atenção para essa causa, cujo casos vêm aumentando gradativamente em todo o mundo.

“Esse movimento visa chamar a atenção das pessoas para a compreensão do autismo. Aqui em nossa cidade não é diferente das outras. Temos várias famílias com filhos que sofrem desse distúrbio e isso é preciso ser encarado e discutindo para que essas pessoas tenham um olhar especial”, explica o professor Silvio Alves, um dos organizadores do movimento.

Ainda de acordo com ele, ação reuniu ciclistas, secretarias municipais, além de entidades de classe, empresas e apoiadores da cidade. Com os dizeres “lugar de autista é em todo o lugar” o grupo, que vestia camisetas nas cores azul e branco, estampavam a frase no peito, e percorreram as principais ruas da cidade, terminando na Praça dom Bosco.

Cb image default
Imagem: Divulgação

O autismo*

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica. (*Com informações do Ministério da Saúde).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.