Buscar

Campanha de vacinação contra gripe segue em Nova Andradina

Imagem: Arquivo/PMNA

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina segue com a Campanha de Vacinação contra Gripe nas unidades de saúde do município. De acordo com a enfermeira Ingrid Bumbieris, do setor de Vigilância Epidemiológica, até o momento foram imunizadas 3.263 pessoas e a meta é atingir a marca de 8.910 doses da vacina. 

Ingrid chama a atenção para a semana de intensificação da vacina que segue somente até esta sexta-feira (15) em todas as unidades do Programa Estratégia Saúde da Família. Após este período e até o dia 22 de maio, a vacina estará disponível apenas nas salas de vacina do Centro de Especialidades Médicas e nos ESFs Horto Florestal e Morada do Sol. No distrito de Nova Casa Verde a vacina é oferta diariamente até sexta-feira (15) e após este período somente às terças-feiras.

Outro alerta da profissional de enfermagem é quanto à necessidade de comprovação de doenças crônicas para receber a dose da vacina. "Aos portadores de doenças crônicas é importante que se vacinem no ESF de sua localidade ou ainda que carreguem consigo um comprovante de que é portador de doenças crônicas, pois somente com ele receberá vacina em outra localidade", frisa.

A escolha do público-alvo segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que são os idosos com 60 anos ou mais de idade, gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de profissionais da área de saúde. 

A imunização via injeção protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.  "O frio se aproxima e esta é a época mais propícia a contrair a doença, portanto é importante que as pessoas se vacinem o mais rápido possível", alerta Ingrid. As unidades de saúde ofertam a vacina de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h. É importante levar a carteira de vacinação. 

IMUNIZAÇÃO – Até o momento foram imunizadas 373 crianças, de um total de 3.266. Os trabalhadores de saúde vacinados representam um percentual de 18,78% dos 655 no total. Das  505 gestantes, 119 já receberam a vacina, o que corresponde a 23,56% do total. O número de puérperas vacinadas é de 26, em um total de 83. Já os idosos representam um percentual de 20,27% de atingidos, ou seja, 892 vacinados contra 3509 ainda não imunizados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.