Buscar

Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (07)

O dia D de mobilização nacional vai acontecer em 19 de outubro. Devem ser imunizadas todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade

Imagem: Divulgação

Cb image default

No período de 07 a 25 de outubro será realizada a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Sarampo de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia D de mobilização nacional será realizado em 19 de outubro nas unidades da Estratégia Saúde da Família – ESF Centro, Morada do Sol e Nova Casa Verde.

A priorização deste grupo neste primeiro momento deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

"Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro. O objetivo principal é interromper a circulação viral e controlar a doença no país", alerta o secretário da saúde, Arion Aislan.

Para definir os detalhes de mais esta ação preventiva, a Vigilância Epidemiológica juntamente com o Núcleo Regional de Saúde realizou uma reunião técnica nesta semana com as vacinadoras do município de Nova Andradina.

A segunda etapa de imunização acontecerá de 18 a 30 de novembro, sendo dedicada aos jovens e adultos não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. A escolha deste grupo se deve ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo. O dia D, de mobilização nacional, será 30 de novembro, somente nas unidades de saúde ESF Centro e Nova Casa Verde.

Sobre o Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a OMS, os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença.   

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.