Publicado em 12/11/2014 às 16:21, Atualizado em 26/04/2017 às 11:07

Campanha em Nova Andradina chama atenção para saúde do homem

, CMNA

Com o tema "Agora é a vez dos Homens! Câncer de Próstata: é preciso tocar neste assunto", a campanha Novembro Azul foi aberta oficialmente em cerimônia realizada nas dependências da Uniesp em Nova Andradina. A mobilização é organizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde. 

A iniciativa também conta com o apoio da Uniesp, Câmara, 8º Batalhão da Polícia Militar do Vale do Ivinhema, Corpo de Bombeiros, 1ª Delegacia de Polícia Civil, departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Os Movidos, médico urologista Sandro Roberto Hoici e profissionais taxistas.

Campanha foi lançada em cerimônia na Uniesp de Nova Andradina (Foto: Natalho Cuer/PMNA)

As ações alusivas à programação, que tiveram início na última semana, prosseguem entre os dias 11, 12 e 13 com palestras ministradas pelo médico urologista Sandro Roberto Hoici aos trabalhadores do frigorífico JBS, energética Santa Helena e Energisa, respectivamente. 

Também no dia 13, das 7h às 11h e das 13h às 17h, haverá mutirão de atendimento nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Nova Andradina. A solenidade de encerramento da campanha está prevista para o dia 14, na Câmara, a partir das 19h, com a palestra "Câncer de Próstata". 

"O câncer de próstata é o mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados", frisou Sandro Hoici, que também é vereador, ao comentar sobre a doença.

Já o diretor da Uniesp em Nova Andradina, Henrique de Barros, destacou a parceria com o Governo Municipal para a realização da campanha. Na ocasião, o profissional destacou o compromisso da instituição em apoiar ações de prevenção ao câncer, a exemplo do Outubro Rosa.

O secretário municipal de Saúde, Silvio Senhorini, também participou da abertura oficial do Novembro Azul e destacou os avanços da Prefeitura de Nova Andradina nas políticas de atenção à saúde do homem. "O prefeito Roberto Hashioka tem nos dado total respaldo, o que tem contribuído para o sucesso dessas ações", disse.

"Muitas vezes por medo ou até mesmo um tolo preconceito homens deixam de realizar os exames necessários para detectar e tratar essa doença terrível. Por isso, pedimos que todos apoiem essa campanha para que possamos alcançar o maior número de pessoas e diminuir cada vez mais os índices de incidência", enfatizou o secretário.