Publicado em 25/06/2020 às 08:32, Atualizado em 25/06/2020 às 12:35

Campanha "Sinal Vermelho" contra a violência doméstica é lançada em Nova Andradina

Pedido de ajuda pode ser feito em farmácias

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação / PM

Através de suas redes sociais, o 8º Batalhão da Polícia Militar divulgou, nas últimas horas, que a campanha “Sinal Vermelho”, que visa o combate à violência doméstica, foi lançada em Nova Andradina.

Conforme já havia sido noticiado anteriormente pelo Nova News, a iniciativa consiste em uma forma silenciosa que as mulheres vítimas de violência têm para pedir ajuda e acionar as autoridades.

A mulher vítima de violência poderá pedir ajuda em farmácias. O sinal “X”, feito com batom vermelho (ou qualquer outro material), na palma da mão (ou pedaço de papel) permitirá à vítima identificar-se ao atendente em farmácias e drogarias para acionar a Polícia Militar.

Feito isso, a vítima será acolhida pela Polícia Militar e ingressará no sistema de Justiça, com o apoio da rede de proteção. O atendente ou farmacêutico não terá responsabilidade de figurar como testemunha da ocorrência, pois será apenas comunicante.

A campanha nacional “Sinal Vermelho” é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Em Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) trabalha junto Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar na prevenção e no aperfeiçoamento de seus profissionais para prestarem atendimento às vítimas.

Em relação ao enfrentamento da violência contra mulheres, a Polícia Militar conta com o Programa Mulher Segura (Promuse), que atua no reforço da fiscalização das medidas protetivas de urgência, proporcionando maior segurança às vítimas.