Publicado em 10/02/2019 às 19:37, Atualizado em 10/02/2019 às 22:48

Campeonato do Vale do Ivinhema de Ranch Sorting teve sua 1ª etapa no sábado (09) em Batayporã

Competição terá seis etapas distribuídas em cidades da região

Almir Portela, Redação Nova News

Imagens: Almir Portela / Nova News

Cb image default

O 1º Campeonato de Ranch Sorting do Vale do Ivinhema teve seu início neste sábado (09) na cidade de Batayporã. A prova que é realizada por dois cavaleiros que têm a missão em separar 10 animais em menos tempo que os concorrentes.

Vence a dupla que conseguir o feito sem nenhuma falta. O erro na separação do animal fora da ordem numérica faz com que o juiz avalie a prova como sem aproveitamento técnico.

A primeira etapa da região foi realizada na Chácara Tigrão, em Batayporã, e contou com a presença de dezenas de competidores das cidades vizinhas e da Capital, Campo Grande.

A competição

De acordo com Mauro Fróio Lourenço, um dos organizadores da largada da competição, o Ranch Sorting é uma prova democrática que agrada todas as idades em suas diversas categorias masculinas e femininas. “É um esporte familiar. Todos que apreciam a lida no campo participam independentemente de classe social”, explica.

Cb image default

Segundo Lourenco, a prática é uma das modalidades do esporte equestre que mais cresce no Estado, sendo que, na região, não é diferente. Ainda de acordo com ele, ela se compara a apartação de gado e é inspirada nas atividades do campo, motivo pela qual é tida como um esporte familiar.

.Os vencedores

Em Batayporã, a primeira etapa teve com vencedores os seguintes competidores:

Na 3ª colocação - Mauro Tigrão e Roberto Japonês com 46 segundos;

Na 2ª colocação - Nando da Silva e Fernando de Campo Grande com 44 segundos;

Na 1ª colocação, os grandes campeões - Igor Azuma e Dr. Lécio Gavinha, ambos de Nova Andradina, com 41 segundos.

A premiação

Os vencedores recebem 50% do valor cobrado nas inscrições. Já os outros 50% são somados às inscrições das demais etapas para a soma que será utilizada como premiação final.

Próximas etapas

O campeonato terá ainda mais cinco etapas, sendo duas em Nova Andradina, duas em Nova Casa Verde e uma em Taquarussu.