Buscar

Campus do IFMS promove Festival de Arte e Cultura em Nova Andradina

O Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza entre os dias 13 e 16 de abril a primeira edição do Festival de Arte e Cultural. O evento é aberto a toda a comunidade.

Na programação estão previstas exposições de arte e artesanato, mostras fotográfica e de desenhos, varal de poesia e diversas oficinas artísticas, além de uma palestra com o presidente da Fundação de Cultura Nelito Câmara, Ricardo Pieretti Câmara, tendo como tema “A poética dos Pantanais”.

Também estão previstas várias apresentações e espetáculos artísticos. As atividades vão ocorrer durante o dia todo. A programação completa do festival e as normas para participação estarão disponíveis em breve na página que será criada para o evento. As inscrições para as oficinas poderão ser realizadas no campus, CEMID ou durante o credenciamento.

O Festival será realizado no Campus Nova Andradina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A coordenadora do evento, Silvana Sanches, professora do IFMS, destaca que o festival possui caráter intercultural e interdisciplinar, incentivando o debate sobre temas como direitos humanos, pluralidade, etnicidade, equidade e laicidade junto à comunidade.

“O papel do festival é educar e integrar pessoas através da livre expressão artística e cultural, da troca de saberes entre comunidade acadêmica e comunidade em geral, ao celebrar a vinda de novos estudantes ao IFMS de forma criativa e imaginativa”, afirma.

Além da UFMS, o evento é realizado em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), secretarias de cultura de Bataiporã e Nova Andradina, Fundação Nelito Câmara e Associação Campograndense de Professores (ACP), entre outros.

Arte e Cultura

O festival foi viabilizado por meio de um edital de auxílio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), aberto a todos os campi do Instituto. Além de Nova Andradina, os eventos de Arte e Cultura também serão realizados em Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí e Ponta Porã.

A iniciativa visa estimular o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas, apoiando a realização de eventos que divulguem o conhecimento produzido na instituição e permitam o diálogo com a sociedade. Os festivais também têm o objetivo de incentivar a circulação da produção artística e cultural e despertar o interesse da comunidade externa para as ações desenvolvidas no IFMS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.