Buscar

Capilé oferta oficinas facilitadoras da aprendizagem aos alunos 

Na manhã desta segunda feira 23 de fevereiro, a coordenação pedagógica da Escola Estadual Austrílio Capilé Castro,  conversou com os estudantes matriculados na instituição, com o objetivo de informar e orientar sobre o funcionamento das oficinas previstas para o ano letivo. 

É fato que no período matutino os estudantes recebem as aulas do ensino regular  e após o almoço,  o aceso à educação de qualidade dos jovens amplia as suas ações por meio de oficinas facilitadoras da aprendizagem e que atendam as necessidades e expectativas dos jovens atendidos . A unidade escolar visa   ofertar no Ensino médio Inovador no total de sete oficinas. Sendo estas:

Iniciação cientifica: preparar os estudantes por meio de projetos com foco em diferentes áreas de conhecimento para futuras participações em feiras e eventos científicos, bem como aguçar o pensamento crítico para a elaboração inicial de artigos de cunho científico.

Matemática: ampliar o conhecimento em matemática financeira e raciocínio lógico,  explorar o aplicativo graphmatica (gráficos e funções), de forma a elevar as habilidades e competências  dos estudantes .

Cultura corporal:  nesta oficina tem-se a pretensão de trabalhar  de maneira  interessante ao estudante, como: Karatê, judô ou capoeira. Sabendo que o homem não nasceu pulando, saltando, arremessando, balançando, jogando etc. Todas essas atividades corporais foram construídas em determinadas épocas históricas, como respostas a determinados estímulos, ou desafios, ou necessidades humanas. Nesta linha de pensamentos a percepção dos autores, reforça a necessidade de se compreender que o ser humano é mais do que um ser determinado biologicamente, uma vez que, ele é fruto da cultura em que vive.

Fruição das artes: trabalhar com diferencial bimestral, 1º bimestre pintura em telas e uso de EVA: tema alimentação saudável (caracterizar o refeitório), mães e festa junina; 2º bimestre  contação de histórias para estudantes do Mais Educação uma vez na semana, aquisição de livros e adereços(ampliar a leitura do EMI e aguçar a leitura no EF); 3º bimestre ecotécnicas (reciclagem e Com-vida) e 4º bimestre teatro (peça para o dia dos professores e Natal).

Mídias: informática no 1º bimestre trabalhar com periféricos (dispor um CPU e chaves especificas/fenda e phillips), 2º bimestre programas e aplicativos e no 3º e 4º bimestre elaboração de jornais e panfletos.

Participação Estudantil: Com-Vida, roda de estudos textos de com temas transversais, frequência nas reuniões da Câmara Municipal, metodologia de Agentes Jovens e Monitorias do Programa Jovem de Futuro.

Esportes: incentivar os estudantes a desenvolver qualidade de vida por meio de modalidades esportivas, com montagem de equipes por aptidão, estaremos preparando estes jovens para as competições internas e externas e almejando  a participação efetiva no JOERE e JOMIRE (vôlei, basquete, xadrez, tênis de mesa, futsal, handball e damas).

É pretensão da escola ao final do ano letivo certificar os estudantes de acordo com a carga hora recebida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.