Sábado, 14 de Dezembro de 2019
Buscar

Cardiologista do Hospital Cassems destaca exames realizados na unidade de Nova Andradina

Especialista afirma que diagnóstico preciso faz a diferença

Cb image default
Nelson Ubida afirma que a precisão dos testes é muito importante - Imagem: Acácio Gomes

O cardiologista Nelson Ubida, titulado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, com 35 anos de experiência e 24 anos de atuação em Nova Andradina, destaca os exames realizados pelo Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) no diagnóstico de situações como infarto agudo do miocárdio e tromboembolismo pulmonar.

Segundo e especialista, exames como o de Troponinas Ultrassensíveis e CKMB Massa são utilizados em pacientes que chegam ao Hospital Cassems de Nova Andradina com dor no peito. “No caso de uma pessoa que está com dor por cerca de três horas, o diagnóstico de um possível infarto por meio destes procedimentos é de quase 100% de acerto”, explica.

Nelson Ubida afirma que a precisão dos testes é muito importante. “Se o exame der negativo para infarto, a gente pode até dispensar o paciente sem maiores preocupações, mas se der positivo, a internação e a tomada das providências cabíveis são realizadas de forma imediata. Essa agilidade faz a diferença”, garante.

>> Clique aqui e saiba como divulgar sua empresa na internet

Nas palavras do cardiologista, o fato de a unidade do Hospital Cassems de Nova Andradina contar com estes procedimentos é um grande avanço. “Graças à confiabilidade dos exames, evitamos que um paciente infartado seja mandado para casa bem como poupamos a pessoa de uma internação desnecessária”, pontua.

O médico explica que a troponina é uma proteína presente no miócito que participa fisiologicamente da contratilidade cardíaca. Já a CKMB é uma das três isoenzimas da creatinoquinase, sendo que, enquanto na dosagem da CKMB é determinada a atividade da enzima, o teste de CKMB Massa detecta sua concentração.

Cb image default
Segundo o especialista, o fato de Nova Andradina contar com estes procedimentos por meio do Hospital Cassems é um grande avanço para a saúde da região - Imagem: Acácio Gomes

Outro exame destacado pelo médico é o Dímero D, realizado em pacientes com falta de ar ou cansaço. “Este procedimento é eficaz no diagnóstico de tromboembolismo pulmonar. Com 95% de precisão, o Dímero D é outra grande conquista para a saúde de Nova Andradina e região através do Hospital Cassems”, garante.

Nelson Ubida comenta que o exame pode ser feito tanto em pacientes que já estão acamados ou internados devido a outras situações e também em pessoas não hospitalizadas que são acometidas por súbita dificuldade de respirar.

Ele comenta que Dímero D é um produto específico oriundo da degradação da fibrina, que é uma proteína formada no plasma a partir da ação da trombina e que é a principal componente dos coágulos sanguíneos.

Prevenção

O especialista aproveitou a oportunidade para reforçar que o melhor caminho para uma saúde de qualidade é a prevenção. “Estes exames são muito eficazes nos diagnósticos, mas o ideal é que a pessoa não necessite de nenhum deles, através de uma vida equilibrada e com hábitos saudáveis”, afirma.

Nas palavras do cardiologista, é importante evitar o tabagismo, não consumir alimentos gordurosos, praticar atividades físicas bem como monitorar constantemente as taxas de colesterol, diabetes e ficar atento à pressão arterial.

Serviço

A unidade do Hospital Cassems de Nova Andradina fica na Rua Walter Hubacher, 748. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3499-0700.

Cb image default
Cassems investe constantemente em sua estrutura para oferecer mais saúde a Nova Andradina e região - Imagem: Acácio Gomes

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.