Buscar

Incidência de casos de dengue em Nova Andradina é três vezes menor que no ano passado

Foram 257 notificações de dengue neste ano, enquanto que no ano anterior houve o registro de 772, ou seja, a incidência da doença foi 3 vezes menor

Cb image default
Imagem: Reprodução/EBC

De janeiro de 2020 até agora, Nova Andradina registrou 257 notificações de dengue. A quantidade é três vezes menor que a registrada no mesmo período do ano passado, quando ocorreram 772 casos da doença.

Na análise da Secretaria Municipal de Saúde, a queda acentuada nos casos é resultado de várias ações de mobilização contra a dengue, realizadas principalmente nos primeiros meses do ano, com a participação efetiva de todo o governo municipal através do EcoPonto Itinerante e a manutenção das atividades semanais desenvolvidas pelas esquipes do CCZ, Vigilância Sanitária e Equipe Saúde da Família. Aliado a esses fatores, a implantação da coleta seletiva do lixo e a continuidade dos trabalhos das equipes temporárias do mutirão.

A maior incidência de casos ocorreu nas residências. Já o segundo grande fator de incidência foram os depósitos de água parada, que potencializam a proliferação de mosquitos no perímetro urbano.

Segundo dados fornecidos pelo setor de controle de vetores, os Agentes de Endemias realizaram um total de 101.568 visitas e revisitas nos imóveis no ano de 2020, das quais 8.181 dessas estavam fechados, abandonados ou em locais de difícil acesso, representando 7,45% do total de imóveis.

Lira temporariamente suspenso

De acordo com orientação da Secretaria Estadual de Saúde, o Levantamento de Índice Rápido Para Aedes Aegypti (Lira) foi temporariamente suspenso a partir do terceiro ciclo, devido à pandemia, voltando a ser realizado no mês de novembro.

Neste período de suspensão, as equipes realizaram as atividades de rotina com os EPI necessários, evitando contato e aglomerações inerentes a uma atividade de equipe.

Na primeira medição na retomada do Lira, no mês de novembro (ciclo 6), Nova Andradina obteve 0,7% IIP, ou seja, baixo risco de infestação do mosquito.

Apesar dos bons índices, não é hora de baixar a guarda contra o Aedes aegypti. O Alerta vem do secretário municipal de saúde, Sérgio Maximiano. "As chuvas de verão já começaram. Então, o momento é de intensificar a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, também transmissor das febres chikungunya e zika, para evitar a disseminação dessas doenças", frisou o gestor.

INOVAÇÕES E ESTRATÉGIAS DE 2020

A partir das reuniões do Comitê de Combate ao Aedes Aegypti, no ano de 2020 foi traçado um plano estratégico decisivo para colocar Nova Andradina entre os menos atingidos pela dengue. Principais ações realizadas:

· Central de Denúncias através de Whatsapp de imóveis urbanos em situação de risco.

· EcoPonto Intinerante.

· Coleta Seletiva.

· Utilização de Drone em atividades de Mutirão.

· Mutirões contra a Dengue em Bairros Afetados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.