Publicado em 02/08/2022 às 13:54, Atualizado em 02/08/2022 às 17:56

Castramóvel oferta 40 cirurgias em Nova Andradina

Serviço foi viabilizado através da parceria entre Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, e Consórcio Público do Vale do Ivinhema (Codevale)

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação

A unidade do Castramóvel esteve em Nova Andradina na última sexta-feira (29/07) para a realização de cirurgias de castração em cães machos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, e Consórcio Público do Vale do Ivinhema (Codevale). No total foram ofertadas 40 procedimentos.

As cirurgias foram agendadas pelo próprio CCZ, que orientou os cuidados pré-operatórios. Além da castração, os cachorros receberam um implante de chip de identificação, medicação para o período pós-operatório e carteirinha de identificação.

O secretário Luiz Eduardo de Paula Gonçalves e a equipe de profissionais do CCZ e vigilância sanitária recepcionaram os profissionais do Castramóvel, cuja equipe é formada por 4 médicos veterinários e um auxiliar.

"Esta é a segunda vez que o trailer de castração do Codevale vem ao município. A unidade móvel é equipada com sala de pré-operatório, centro cirúrgico, sala de pós-operatório e higienização, armário, espaço para recuperação, ar-condicionado, balança e macas", explica Luiz Eduardo, agradecendo o Codevale pela parceria.

O projeto de castração visa diminuir a quantidade de animais abandonados, bem como o controle populacional de cães e, consequentemente, o controle de zoonoses.

Participaram da ação os seguintes profissionais: Carlos Alberto Ramos, Lúcio tolentino, Valesca Picoli, Daniele Cabriotti, Rafaela Carvalho, Diego Moreira, Lúcio Costa, Higor Zandonadi, Herik Brito e Sandro (motorista)