Buscar

CCZ de Nova Andradina leva ação educativa à Sanesul

Centro de Controle de Zoonoses ministrou palestra sobre dengue e chikungunya

Palestra foi realizada na UEMS de Nova Andradina (Foto: CCZ/PMNA)

O papel dos servidores da Sanesul no fornecimento de água e no tratamento do esgoto estão intimamente ligados à saúde. É por conta desta temática que a Secretária Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promoveu ação educativa destinada aos servidores do órgão.

A palestra ministrada pelo biólogo e entomólogo Jhoy Alves Leite compreendeu diversos aspectos da dengue e chikungunya e teve como objetivo estimular ações com foco na conscientização, prevenção e qualificação para orientação de outros munícipes. A capacitação contemplou 22 servidores.  

"Os mosquitos transmissores da dengue, chikungunyia e outras zoonoses se multiplicam na água, nosso objeto de trabalho. Portanto, a iniciativa em convidar-nos para conversarmos sobre estas doenças e como podemos evitá-las é muito importante", frisou Ademar Suares, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da Sanesul.

O presidente da CIPA complementou que a partir da qualificação os funcionários passarão a se tornar multiplicadores das ações preventivas. "Sentir na pele a gravidade da doença é muito ruim, e, ao acompanhar de perto pessoas que tiveram dengue, passei a refletir melhor sobre os cuidados que devemos ter", observou Suares.

Na mesma linha, a laboratorista da Sanesul, Maria Madalena Brandão, afirmou que a orientação foi de extrema importância, já que o assunto é preocupante para toda a população. "A prevenção é a melhor e maior combatente", sintetizou a profissional.

A apresentação organizada pelo CCZ abordou aspectos relacionados à dengue e chikungunyia, como, conceito, etimologia, agentes etiológicos (vírus causadores das doenças), vetores (mosquitos transmissores das doenças), ciclo de vida e transmissão das doenças, prevenção, sintomas e tratamentos, além de números estatísticos sobre os números ocorridos no município e no Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.