Na última quarta-feira (26), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados preliminares da amostra do Censo Demográfico 2022, que abrangeu o período de 2000 a 2022, com dados sobre a educação em diversos municípios brasileiros -- os dados, na íntegra, estão disponíveis clicando aqui.
Entre seis cidades do Vale do Ivinhema, a taxa bruta de frequência escolar, que mede a porcentagem de pessoas em idade escolar que estão matriculadas na educação básica, revela resultados expressivos.
Taquarussu e Anaurilândia se destacam com 100% de taxa de frequência escolar, seguidas de Ivinhema (99,29%), Bataguassu (99,67%), Batayporã (98,07%) e Nova Andradina (97,92%).
Em relação ao número médio de anos de estudo, Nova Andradina apresenta o maior índice da região, com 9,5 anos. Ivinhema vem logo em seguida, com 9 anos de média, enquanto Bataguassu alcança 8,9 anos. Batayporã, com 8,4 anos, também se destaca positivamente. Taquarussu e Anaurilândia têm médias de 7,9 anos e 8,2 anos, respectivamente.
O diretor de assuntos municipalistas da Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Germino Roz, analisou os índices regionais.
"Esses dados evidenciam avanços na frequência escolar na região, refletindo os esforços para melhorar a educação básica nos municípios. No entanto, os números também sugerem variações que indicam a necessidade de continuidade de políticas públicas que garantam uma educação de qualidade para todos os jovens e adultos da região", afirmou o gestor.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.