Buscar

Centenas de pessoas recebem saúde preventiva em Nova Casa Verde

Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural” foi promovido pela Famasul em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina

Nova Casa Verde foi movimentada neste fim de semana pelo “Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural” promovido pela primeira vez na localidade, levando a centenas de moradores do núcleo urbano e zona rural (fazendas e assentamentos da região de Casa Verde) uma gama de profissionais de diversas secretarias do Governo Municipal de Nova Andradina numa estrutura de atendimento fornecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAR, que compõem o Sistema Famasul, com o apoio da SBU/MS – Sociedade Brasileira de Urologia e Sindicato Rural de Nova Andradina.

Envolvendo as secretarias de Saúde, da Mulher, de Educação (SEMEC) e Assistência Social (Semcias), a prefeitura foi parceira do evento realizado neste sábado (11), reforçando a importância da proposta do Programa de prevenção em saúde que leva à população do campo a conscientização sobre o cuidado cotidiano com o bem-estar e vida saudável, entendendo que o trabalhador rural enfrenta maior dificuldade de locomoção, dada as distâncias maiores aos estabelecimentos de serviços em saúde públicos e privados.

Durante do dia, nos espaços interno e externo da Unidade de Saúde de Nova Casa Verde, foram oferecidos exames preventivos de câncer do colo de útero e PSA (Antígeno Prostático Específico - exame para detecção de câncer de próstata para o homem), vacinas, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia capilar e para diagnósticos de sífilis, HIV e Hepatite B e C.

Outros serviços diversos fez do sábado um dia de ação social junto aos moradores. Orientações sobre direitos foram realizadas por um núcleo jurídico da Uniesp formado por professores e acadêmicos. Informações sobre direitos da mulher, sobretudo pela prevenção da violência de gênero chegou a mais de 150 pessoas. O espaço contou ainda com recreação infantil e espaço de leitura e espaço beleza oferecidos pelas secretarias de assistência social e de educação.

Cb image default
Prefeito Gilberto Garcia enalteceu o sucesso da ação social em Nova Casa Verde - Foto: João Cláudio

O presidente do Sindicato Rural de Nova Andradina Hemerson Israel do Santos enalteceu o apoio do prefeito Gilberto Garcia às ações promovidas pela entidade. “Vivemos um novo tempo de parceria com a prefeitura de Nova Andradina. O desenvolvimento da economia e valorização do homem do campo nesse processo é uma preocupação do prefeito Gilberto Garcia. Nosso prefeito está empenhado em qualificar o produtor rural, principalmente os mais simples. Este evento é resultado de mais uma parceria de sucesso”, disse o representante dos produtores rurais.

Na oportunidade, o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS Mauricio Saito agradeceu o prefeito e parabenizou Nova Andradina por seu destaque na educação, relembrando que escolas do município foram as grandes vencedoras em projetos pedagógicos na etapa estadual Agrinho 2017, promovida pela Federação. “Além de se destacar em conquistas na educação, Nova Andradina expande na agropecuária. Na pecuária com quase 500 mil cabeças de gado, ultrapassando a marca de 1 milhão considerando os arredores, mais de 50 mil hectares de cana-de-açúcar e para a safra 2017/2018 o plantio de 58 mil hectares de soja, mostra o potencial do agronegócio do município.

Saito também destacou a importância do evento que levou atendimento em saúde. “Pesquisas recentes apontam que a expectativa de vida do cidadão aumentou de 63 para 75 anos de idade. Este salto de qualidade demonstra que é fundamental investir em ações e programas preventivos e ações articuladas iguais a esta que estamos promovendo em Nova Casa Verde”, disse o presidente da Famasul.

O prefeito Gilberto Garcia agradeceu os agentes envolvidos e enalteceu o sucesso da ação social em Nova Casa Verde. “Agradecemos a Famasul por essa iniciativa importante na atenção à saúde do homem do campo. Abraçamos com carinho ainda maior este evento quando confirmamos sua realização aqui em Nova Casa Verde. Aqui estão nossas secretarias, dos nossos servidores e voluntários prestando este apoio às medidas preventivas em saúde e demais orientações em direitos”, concluiu o prefeito nova-andradinense.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.