Buscar

Centro de Diagnóstico de Câncer de Nova Andradina é ativado

Para Ademar Capuci, a ativação da unidade em Nova Andradina representa uma vitória enorme para toda população de Mato Grosso do Sul (Imagem: Germino Roz / Nova News)

Nesta terça-feira (03), o Centro de Diagnóstico do Hospital de Câncer de Barretos em Nova Andradina foi ativado e passou a receber pacientes para a execução de exames do colo de útero e mamografia. O Nova News visitou a sede do Centro de Diagnóstico e foi recebido pelo diretor geral, Ademar Capuci, e pela enfermeira geral, Ana Caroline Rosenbaum. Ademar e Caroline comentaram sobre a ativação do centro e quais serão os primeiros exames disponíveis na unidade.

Para Ademar Capuci, a ativação da unidade em Nova Andradina representa uma vitória enorme para toda população de Mato Grosso do Sul. Capuci adiantou que a meta é criar mais uma unidade no Estado para que as pessoas não precisem se deslocar até a cidade de Barretos (SP). “Nossa meta é prevenir a doença, diagnosticar no início para que o paciente não precise deixar o Estado em busca de tratamento. O objetivo não é acabar com a doença, é prevenir para que ninguém morra vítima dela”, disse Ademar Capuci.

As pessoas que não são assistidas pelas Unidades Estratégicas Saúde Familiar poderão procurar o Centro a partir desta terça-feira (03) (Imagem: Acácio Gomes / Nova News)

A enfermeira geral, Ana Caroline Rosenbaum, explicou que, no início, a unidade realizará os exames de colo de útero e mamografia. As pessoas que não são assistidas pelas Unidades Estratégicas Saúde Familiar poderão procurar o Centro a partir desta terça-feira (03). As mulheres com idade entre 25 e 65 anos e que residem nas áreas descobertas pelos ESF´s devem agendar seus exames através do telefone (67) 3449-0650. A ideia é que no futuro seja ativada também uma ala masculina onde será ofertado o exame de próstata. 

De acordo com a enfermeira geral, o Centro de Diagnóstico conta com 35 funcionários. Cinco deles estão locados na Unidade de Prevenção, que percorre o interior do Estado em uma carreta do Hospital de Câncer de Barretos, e os outros 30 atuam na unidade de Nova Andradina. Outra luta de Ademar agora é a criação e ativação de uma seção que fará o diagnóstico de câncer de pele. Todas essas metas devem ser executadas ainda no ano de 2016.

Saiba mais
  • Centro de Diagnóstico será inaugurado nos próximos dias

Para que o projeto alcance o êxito esperado, Capuci destaca que a comunidade deve agora, mais do que nunca, se unir em torno de arrecadação de recursos para o hospital. “É por meio das doações e parcerias que vamos conquistando mais vitórias. O povo da região de Nova Andradina é muito solícito e cremos que o sucesso dessa obra será ainda maior”, disse ele.

Nas palavras de Capuci, mais de 1300 pessoas de Nova Andradina estão recebendo tratamento na Unidade do Hospital de Câncer de Barretos. Com a ativação do Centro de Diagnóstico em Nova Andradina, a previsão é de que a unidade, a princípio, atenda 15 cidades do Estado, o que representa uma população bastante significativa. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.