Buscar

Cerca de 150 pessoas com HIV/AIDS recebem acompanhamento especializado em Nova Andradina

Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que de 2014 a 2018 mais de 2.400 casos de HIV foram notificados no Estado

Cb image default
Imagem: Arquivo / Agência Brasil

Conforme dados divulgados nos últimos dias, até este mês de fevereiro de 2020, cerca de 150 pessoas que convivem com HIV/AIDS recebem acompanhamento gratuito pelo Serviço de Atenção Especializada (SAE) em Nova Andradina.

Estes pacientes estão todos em uso dos medicamentos e são monitorados através de exames específicos, viabilizando o tratamento personalizado com o objetivo de negativar a quantidade de vírus ativos em seus organismos.

Entre as pessoas atendidas pelo serviço estão moradores que pertencem a toda a microrregião de Nova Andradina, composta pelos municípios de Batayporã, Anaurilândia, Novo Horizonte do Sul, Ivinhema, Angélica e Taquarussu.

Conforme apurado pelo Nova News, é importante destacar que este número se refere aos pacientes que estão sendo acompanhados pelo SAE, sendo que, a quantidade de pessoas portadoras de HIV/AIDS que não procuram tratamento ou que nem sabem que possuem o vírus pode ser bem maior.

Estado e país

Segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS), de 2014 a 2018 mais de 2.400 casos de HIV foram notificados no Estado. Já o Ministério da Saúde afirma que 2007 até junho de 2018, 247.795 casos de infecção pelo HIV foram notificados no Brasil. A estimativa do órgão é que 135 mil brasileiros vivem com HIV e não sabem.

O que fazer?

O mais importante é a prevenção, principalmente com a utilização de preservativos nas relações sexuais. No país, pode-se fazer exames laboratoriais ou testes rápidos de forma gratuita disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na rede pública. Caso o diagnóstico seja positivo, o tratamento também é ofertado de forma gratuita também através do SUS.

Ações preventivas em Nova Andradina e região

Em Nova Andradina, nos últimos dias, a equipe multidisciplinar do SAE desenvolveu várias ações com objetivo de fortalecer as diversas formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

No dia 19, as atividades se concentraram no curtume Viposa, onde foram realizados testes rápidos, orientação e distribuição de preservativos, atendendo 20 trabalhadores.

Nesta sexta-feira, (21), foram atendidos participantes do Projeto Projovem no período vespertino, através de uma parceria com as ESFs Vila Operária e São Vicente.

Em março, o SAE promoverá orientações sobre profilaxia pós-exposição de risco à infecção pelo HIV, IST e hepatites virais aos odontólogos, bem como auxiliares e técnicos nesta categoria. Também serão capacitados os profissionais de saúde da microrregião, que contempla Batayporã, Ivinhema, Taquarussu, Angélica, Anaurilândia e Novo Horizonte do Sul.

De acordo com a coordenadora do SAE, a enfermeira Vanessa Monteschio, essas iniciativas são de extrema importância para que as informações sobre prevenção das ISTs, Hepatites Virais e HIV sejam estendidas a toda a população, evitando, assim, novos casos desses agravos. (Com informações da Cogecom).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.