Buscar

CESP incentiva a leitura por meio de doação de mais de 100 livros infantis para escolas públicas de Batayporã e Rosana

Cb image default
Imagem: Divulgação

No mês em que é celebrado o Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, a CESP (Companhia Energética de São Paulo) realizou a doação de cerca de 100 livros de literatura infantil para escolas da rede pública de ensino dos municípios de Batayporã (MS) e Rosana (SP). A ação, que contou com o engajamento de colaboradores de todas as unidades da empresa no país, teve como objetivo incentivar a leitura ainda na infância e contribuir para o desenvolvimento educacional de crianças das comunidades onde a companhia atua.

 As escolas contempladas foram a EMEIF Fazenda Nova Pontal e EMEIF Sítio São João, no município de Rosana, e Escola Municipal Benedita Figueiró de Oliveira (Extensão), no município de Batayporã, que integram o Programa de Valorização da Educação (PVE), iniciativa da companhia em parceria com o Instituto Votorantim para a promoção da melhoria na qualidade do ensino.

Os exemplares foram arrecadados durante as Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA), realizadas em todas as unidades da Auren Energia, empresa da qual a CESP é subisidiária, dentro de uma mobilização voluntária dos colaboradores, e posteriormente encaminhados à Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), responsável por coordenar a entrega às escolas. Ao todo, mais de 43 colaboradores da empresa participaram da ação voluntária.

Em Rosana, a iniciativa contou ainda com um momento especial de leitura coletiva com os alunos da rede pública, conduzido por voluntários da CESP, reforçando o incentivo ao hábito da leitura e à aproximação entre a empresa e a comunidade local. A ação foi realizada Horto Florestal da empresa, e contou com a participação de cerca de 25 alunos e alunas.

“Acreditamos que a educação é um dos pilares para o desenvolvimento sustentável das comunidades, o que passa diretamente pela leitura. Ler amplia visões de mundo e possibilidades, estimula o senso crítico, fortalece a capacidade de interpretação da realidade como um todo, além de ser um pilar fundamental da inclusão e cidadania. Por isso, buscamos constantemente promover iniciativas que despertem o interesse das crianças e jovens pela leitura e fortaleçam o vínculo entre a escola e a sociedade. Essa doação faz parte de um leque de iniciativas que promovemos e reflete o compromisso da CESP com a formação das novas gerações e com o futuro das regiões onde estamos presentes”, destaca Raquel Leite, gerente de Sustentabilidade, Planejamento e Desenvolvimento Social da companhia.

PVE

A ação integra o Programa de Valorização da Educação (PVE), desenvolvido pela CESP em parceria com o Instituto Votorantim, que busca promover a melhoria da qualidade do ensino público municipal e o fortalecimento da gestão educacional. Na região da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), o PVE beneficia cerca de 2 mil estudantes nos municípios de Rosana (SP) e Batayporã (MS).O programa atua em 10 escolas municipais — sendo sete em Rosana e três em Batayporã — com foco na capacitação de gestores escolares, formação de equipes pedagógicas e mobilização social para envolver a comunidade e as famílias na vida escolar.

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.