Publicado em 06/03/2020 às 08:13, Atualizado em 06/03/2020 às 12:16

Chá da tarde para as servidoras municipais abre as comemorações do Dia Internacional da Mulher em Nova Andradina

Cogecom,
Cb image default
Fotos: William Gomes

Uma tarde regada a música boa, homenagens e troca de experiências. Foi assim a programação na sede do Projeto Conviver, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizado pela administração municipal de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

Cerca de 700 mulheres prestigiaram o chá da tarde, onde participaram do sorteio de vários brindes, desfile de modas com a participação de servidoras de todos os setores da Prefeitura, aula de zumba, apresentações culturais e entrega de lembrancinhas.

Maquiadas por profissionais voluntários e vestidas com roupas das lojas do comércio local, as servidoras esbanjaram alto astral, carisma e a personalidade na passarela. Um dos momentos mais emocionantes foi a participação de mulheres que venceram a luta contra o câncer e a leitura de um texto sobre a experiência vivida por elas. Ao fundo, a música "É Preciso Saber Viver", simbolizou a força, a esperança e a garra das mulheres que passaram por momentos difíceis, mas jamais desistiram da vida.

A secretária Julliana Ortega abriu a festividade com um breve discurso homenageando as mulheres pelo espaço conquistado, principalmente no campo profissional, destacando que no poder público municipal as mulheres já são maioria.

Como organizadora de todo o evento, Julliana ressaltou a satisfação e alegria em promover essa segunda edição do chá, com o apoio de patrocinadores, do prefeito Gilberto Garcia e de toda sua equipe de trabalho.

"Agradeço a todos os nossos patrocinadores. Este evento foi possível porque temos credibilidade perante a sociedade. Todo o comércio abraçou a causa, deputados e prestadores de serviço nos ofereceram brindes para sorteio. É uma forma de presentear, de reconhecer o trabalho de cada servidora. Tudo foi preparado com muito amor e carinho. Feliz Dia da Mulher. Lugar de Mulher é onde ela quiser", enalteceu Julliana.

A primeira dama e vereadora do município, Joana Darc Bono Garcia, falou em nome do poder legislativo. Ela parabenizou as mulheres pela data, ressaltando a importância de cada uma no contexto social. "Dia da mulher é todo dia, mas por sermos tão guerreiras temos um dia só para nós e não poderíamos deixar passar em branco, pois é através de ações como essa que mostramos as nossas servidoras o quanto elas são importantes", frisou.

Acompanhado da esposa Cidinha, o vice-prefeito Nenão destacou a importância das mulheres estarem mais atuantes na política assim como estão em tantos outros campos sociais e profissionais que antes eram ocupados apenas pelos homens.

"A força motora de Nova Andradina está nas mulheres, principalmente no município, onde representam grande parte do quadro de pessoal. Em todas as atividades as mulheres dão conta do serviço, são competentes e alcançam o sucesso, porém ainda são minoria na política. Nesse campo, a participação é ainda muito acanhada. Precisamos de boas ideias, de pessoas dispostas a fazerem a diferença na vida das pessoas. As mulheres têm um espaço muito grande a trilhar neste campo", comentou, parabenizando a todas pela data.

Gilberto Garcia homenageou a todas as mulheres ressaltando que a comemoração é de suma importância para elevar a autoestima e a integração entre as servidoras municipais, agradecendo ainda toda a equipe Semcias que se dedicou para que a tarde fosse um sucesso.

Para o prefeito, a mulher vem conquistando os espaços na sociedade porque é mais focada e determinada. "Aqui vejo servidoras de todas as áreas da administração, da mais simples a mais graduada. Um bom exemplo de que as mulheres fazem a diferença na administração pública é a educação, onde representam 90% do quadro em Nova Andradina. O município tem a melhor educação de MS e isso se dá graças a capacidade e competência de vocês. E isso também acontece na saúde, na assistência social, em todos os setores. Só temos que agradecê-las e dizer da nossa alegria de ter a oportunidade de promover uma tarde como essa, reconhecendo o valor e a importância que têm", encerrou.

A plataforma de autoridades ainda contou com o deputado Renato Câmara, vereador Amarelinho, coronel 8º Batalhão da PM André Macedo, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Cleonice da Costa Farias e a delegada da DAM, Daniela Oliveira Nunes.