Publicado em 06/08/2021 às 15:01, Atualizado em 06/08/2021 às 19:04

Chefe da Casa Civil destaca obras na Lagoa do Sapo: “coragem do prefeito”

Sérgio de Paula esteve em Batayporã e destacou o empenho da Prefeitura em melhorar a situação da Lagoa do Sapo

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Nova News

Durante agenda em Batayporã nesta semana, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Sérgio de Paula, destacou o empenho da Prefeitura em melhorar a situação da Lagoa do Sapo, acometida pelo assoreamento ao longo dos anos.

“Trata-se de um serviço audacioso. É um problema de vários anos e o prefeito Germino Roz está enfrentando. É algo arrojado. É ter a coragem de iniciar um processo na Lagoa do Sapo. Administrar é fazer um enfrentamento e ele está fazendo”, afirmou.

Na ocasião, o chefe do Executivo de Batayporã e o vice-prefeito Cacildo Paião mostraram detalhes do empreendimento, desde o esvaziamento da lagoa até a experiência obtida com uma bomba de sucção cedida pela Usina Laguna.

Nesta fase, as máquinas e os caminhões seguem retirando todo o barro acumulado ao longo dos anos em decorrência das chuvas. A expectativa é de que o equivalente a 800 caminhões de terra sejam retirados.

Cb image default
Imagem: Nova News

“Segundo o prefeito nos mostrou, essa limpeza irá proporcionar mais espaço para o armazenamento da água, o que deve diminuir os alagamentos no período chuvoso”, contou Sérgio de Paula.

“Como disse, é muita coragem do prefeito, do vice e de toda a administração municipal, que corre contra o tempo para aproveitar os dias sem previsão de chuva”, complementou o chefe da Casa Civil.

Na mesma linha, Germino ressaltou que “o problema tem que ser encarado de frente”. “Não podemos ver as pessoas perderem seus bens na época da chuva e não fazer nada. Ainda é um trabalho paliativo, porém já irá amenizar e muito as enchentes”, disse.

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

Vídeo: Nova News

A partir da conclusão dos serviços, o objetivo será a manutenção constante do espaço, mantendo sempre limpo o canal de escoamento da água para evitar que a lagoa transborde em dias de maior volume de chuva.

“Também estamos estudando a possibilidade de instalar duas bombas de sucção no sentido de remover o excedente de água com maior agilidade, resultado da experiência satisfatória que fizemos com a bomba da usina”, completou Cacildo, responsável por coordenar a operação.