Buscar

Cirurgiã renomada mundialmente fará palestra em Nova Andradina 

Evento integra Bandeira Científica da USP; inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura 

A doutora Rosanne Kho, chefe da Clínica Mayo, nos EUA, fará palestra de abertura do "Simpósio Internacional sobre Saúde da Mulher" em Nova Andradina no próximo dia 1º de setembro. O evento integra as ações do projeto Bandeira Científica, desenvolvido por acadêmicos e docentes da Universidade de São Paulo (USP).

A iniciativa é organizada pelo Executivo de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde. A cerimônia de abertura começa a partir das 19h no Plenário Sidney Sanches, da Câmara de Vereadores. A programação vai até o dia 3 de setembro. As inscrições podem ser feitas via internet pelo site da Prefeitura até 22 de agosto. 

Luiz Fernando Pina de Carvalho e Hashioka oficializaram parceria entre USP e Prefeitura de Nova Andradina (Foto: Natalho Cuer/PMNA)

Para confirmar a participação, basta acessar www.pmna.ms.gov.br/dados-gerais e efetuar o download da ficha de inscrição. Depois de preenchido, o documento deverá ser enviado por e-mail para [email protected]. Inscrições presenciais poderão ser efetuadas no dia 1º de setembro, até 30 minutos antes do início do evento. 

Especialista em ginecologia e renomada mundialmente, Rosanne ministrará sobre novas tecnologias e modelos de tratamento desenvolvidos nos Estados Unidos. Com o tema "Infertilidade e Endometriose: Cuide-se", o simpósio também contará com professores da USP, médicos, enfermeiros, profissionais ligados à saúde entre outros convidados.

Leia também
  • Projeto Biblioteca e Primeira Infância contempla estudantes de Nova Andradina
  • Parceria confirma novas vagas de emprego para Nova Andradina
  • Com novo conselho, Nova Andradina reforça política municipal de cultura 
  • Plano Estadual de Educação irá reunir representantes de nove municípios em Nova Andradina 
  • Nova Andradina empossa novos conselheiros tutelares 
  • Hashioka recebe gêmeos convocados para Seleção de Basquete
  • Participe da Feira do Empreendedor 2014

Em recente reunião com o prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, o doutor em Medicina, Luiz Fernando Pina de Carvalho (USP/Cleveland Clinic), ressaltou que, além da palestra, Rosanne Kho deverá participar das intervenções que compõem a expedição cirúrgica do projeto Bandeira Científica, com foco na saúde da mulher.

"Rosanne Kho é chefe da Clínica Mayo, nos EUA, e agora foi contratada para ir para Nova York. Esse é o segundo ano que ela vai vir operar essas pacientes com a gente aqui no Brasil junto com os professores da USP", detalhou o ginecologista, que também pesquisa endometriose, cirurgia laparoscópica e reprodução humana.

Os atendimentos da Bandeira Científica foram iniciados na última semana com a triagem das mulheres selecionadas por unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Nova Andradina, Angélica, Anaurilândia, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul. A atual fase é desenvolvida na Clínica da Mulher e deverá contemplar 199 pacientes.

"Destas, nós selecionamos 50 que potencialmente devem ser operadas na cidade, no Hospital Regional. Retornaremos depois da cirurgia cerca de três ou quatro meses para observar o pós-operatório dessas pacientes, verificar se elas continuam com as queixas que elas tinham anteriormente e se tiveram alguma complicação", detalhou Carvalho.

Programação 

Em relação ao simpósio, a diretora do projeto Bandeira Científica, Cristina Valente, acadêmica do 4º ano de Medicina da USP, acrescentou que a programação prevê ainda, no segundo dia, palestra com Luiz Fernando Pina de Carvalho, Rosanne Kho e representantes de universidades da região. 

O último dia do evento contará com a palestra da especialista em endometriose profunda, Maria Tereza. O "Simpósio Internacional sobre Saúde da Mulher" será realizado de 1 a 3 de setembro, na Câmara de Vereadores, sempre com início previsto para as 19h. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.