Buscar

Codevale inaugura Castramóvel em Bataguassu

Cb image default
Autoridades durante o ato inaugural - Imagem:

Os atendimentos na unidade do Castramóvel do Codevale (Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema), módulo móvel com equipamentos e espaço adequado para a castração de animais de pequeno porte, começaram a ser realizados nesta segunda-feira (14), no município de Bataguassu (MS).

Cedido pela prefeitura de Bataguassu, a unidade móvel é equipada com sala de pré-operatório, centro cirúrgico, sala de pós-operatório e higienização, armário, espaço para recuperação, ar-condicionado, balança e macas.

A unidade móvel foi adquirida com recursos indenizatórios do município de Bataguassu com investimento de R$ 142.990,00.

Para registro, atendimento das normas do CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e operacionalização, o Codevale investiu quase R$ 40.000,00 em equipamentos e insumos.

Para o procedimento de castração, serão feitas a triagem e classificação do animal.

A cirurgia para retirada dos testículos dos machos e do útero e trompas, no caso das fêmeas, só pode ser feita após o proprietário assinar um “termo de responsabilidade”.

No início do projeto serão realizadas apenas cirurgias em cães machos e futuramente, em uma segunda etapa, em fêmeas e felinos.

O serviço vai circular nos municípios que fazem parte do Codevale: Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Bataguassu, Brasilândia, Ivinhema, Glória de Dourados, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita e Taquarussu.

O projeto de castração visa o controle populacional de cães e gatos e consequentemente o controle de zoonoses.

O ato inaugural contou com a presença do presidente do Codevale e prefeito de Ivinhema, Éder Tuta, e dos prefeitos Pedro Caravina (Bataguassu) e Alair Antônio Batista (Taciba/SP); do presidente do CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de MS), Rodrigo Piva; da secretária de Saúde de Bataguassu, Maria Angélica Benetasso; da diretora Executiva do Codevale, Daniele Cabriotti; do coordenador da Saúde do Codevale, Carlos Alberto, e dos médicos veterinários Weldan Cabral, Rafaela Carvalho, Maria Eduarda Soriano, Valesca Picoli, Herick de Oliveira Brito e Lundia Bin.

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.