Buscar

Codevale nega responsabilidade por falta de medicamentos em Nova Andradina

Consórcio sequer foi acionado para se manifestar sobre o assunto, aponta ofício. Secretário também culpou Governo do Estado pela falta de outros medicamentos, como insulina

Cb image default
Arion Aislan e Sérgio Máximiano: Imagem: Arquivo

O Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale) negou a responsabilidade pela falta de medicamentos em Nova Andradina. Ofício obtido pelo Nova News mostra que a entidade, responsável pela licitação e coordenação da compra de remédios aos municípios da região, se quer foi acionada para se manifestar sobre o assunto.

O impasse veio à tona após o secretário municipal de Saúde, Sérgio Maximiano, ir à Câmara de Vereadores para comentar sobre as queixas da população. Na ocasião, ele ainda “cutucou” dizendo que “não adianta ficar ligando na Codevale”, além de partir para o ataque contra o seu antecessor, o hoje vereador Arion Aislan, do PL, partido do prefeito Gilberto Garcia.

“O Codevale faz a licitação e coordena, mas o pedido é feito diretamente aos fornecedores. Foram empenhados R$ 722 mil para os fornecedores que participaram da ata do Codevale. Foi empenhado em 11 de maio, e em 11 de junho começaram a ser entregues. Nos próximos dias serão entregues mais medicamentos”, prometeu Maximiano.

O processo citado pelo secretário foi realizado em janeiro e levou quase seis meses para que os primeiros remédios começassem a chegar até a Farmácia Básica. Diante disso, Arion oficiou o Codevale questionando se Nova Andradina havia relatado algum tipo de atraso no recebimento dos medicamentos.

“Ninguém ficou ligando no Codevale. Nós enviamos um ofício para perguntar se houve queixa do município sobre algum fornecedor, por que a licitação foi feita em janeiro e nós estamos no mês seis [...] Recomendo ao secretário ter mais agilidade. A notificação tem que ser feita ao Codevale”, disparou Arion.

Cb image default

Codevale não recebeu queixas sobre atrasos

Em resposta ao ofício encaminhado pelo parlamentar, o Codevale afirmou que “é de vital importância para controle do saldo a ata o envio das notas com os quantitativos refere as aquisições, e que até a presente data [14 de junho] o município de Nova Andradina não nos encaminhou as notas e nem nos relatou algum atraso no recebimento dos medicamentos"

“O Codevale devia ser comunicado, por que a licitação foi feita por meio dele, para que o Codevale, depois de ser notificado, tomasse as providências. O que não dá é a pra gente ficar aguardando cinco, seis meses, para ver o que vai acontecer”, complementou o ex-secretário de Saúde.

Ao responder o vereador, Sergio Maximiano confirmou que o Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema não foi notificado, pois, apesar de ter se passado quase um semestre, ainda está dentro do prazo. O secretário ainda creditou a morosidade ao trâmites jurídicos, de licitação e conflito entre as atas do Codevale e da Secretaria de Saúde.

O secretário de Saúde de Nova Andradina também culpou o Governo do Estado pela falta de outros medicamentos, como a insulina. De acordo com o gestor, apenas o Executivo sul-mato-grossense pode adquirir e distribuir o remédio aos municípios, contudo, a entrega está atrasada.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.