Buscar

Colheita de soja atrasa e pode afetar o plantio de milho em Nova Andradina 

A região de Nova Andradina deve colher cerca de 35 mil hectares de soja até o início de abril. A colheita que geralmente é iniciada no mês de janeiro, só deve começar forte em meados de fevereiro, isso se deu devido ao atraso no plantio em outubro de 2014. Na época, a estiagem acabou retraindo os agricultores, que optaram em atrasar o cultivo para não perder a qualidade da safra.

Segundo o gerente geral da Coopergrãos, José Antônio, a colheira da safra de 2015 apresenta fortes indícios de que será bem superior a do ano de 2014, que sofreu muito com as altas temperaturas, fator que acabou fazendo com que a estimativa de pelo menos 55 sacas por hectare, caísse para uma média de 22,5 a 23 sacas. 

 

“O ano de 2015 já começa bom devido ao aumento da área plantada que saltou de 30 para 35 mil hectares. Outro fator contributivo foi a chuva que se fez muito presente no período do manejo o que pode contribuir para que tenhamos uma safra cheia”, explicou ele. José Antônio disse que a estimativa para safra de 2015 é de pelo menos 55 sacas por hectare.

A soja se tornou uma das matérias-primas mais consumidas pela população brasileira (Foto: Nova News)

De acordo com o engenheiro agrônomo Mario Kia, o atraso na colheita da soja pode prejudicar o plantio do milho. Ele disse que ainda não existe uma estimativa de quanto será a área plantada na região de Nova Andradina.  Mario chama a atenção de que esse problema não é local, outros estados como Mato Grosso, Bahia e Goiás, também sofrem com a mesma situação, o que, nas palavras dele, pode valorizar o preço do milho safrinha.

Kia explica que muitos agricultores vão acelerar ao máximo a colheita da soja para iniciar o mais rápido possível o plantio do milho safrinha e aqueles que acabarem se atrasando ainda mais, vão se arriscar com a diminuição de tecnologia no processo de cultivo. Segundo ele, a diminuição de tecnologia acaba deixando o manejo mais barato, porém, a qualidade da safra não será a mesma, então, não existe muitas vantagens em cultivar dessa forma. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.