Buscar

Com áreas públicas tomadas pelo mato, Prefeitura de Batayporã vai na contramão do combate à dengue

População pede providências com relação à limpeza dos espaços pertencentes ao município

Cb image default
Moradores denunciam que espaços públicos necessitam de manutenção - Imagem: Nova News

Em pleno verão e com altos índices de proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Batayporã parece estar na contramão das ações necessárias para o combate do inseto transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Durante os últimos dias, o Nova News recebeu diversos questionamentos de moradores denunciando alguns terrenos pertencente à Poder Público Municipal que estão tomados pelo mato, transformando-se em pontos de possíveis criadouros.

Não precisa ir longe para encontrar alguns exemplos. Quem circula pela região central da cidade, principalmente nas Avenidas Brasil e Antônia Espinosa Mustafá, percebe que o mato já toma conta dos canteiros. Em meio à grama alta, é possível encontrar garrafas, plásticos que acumulam água da chuva e formam local propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Em recente entrevista à Rádio Cidade FM, a secretária de saúde do município, Marcela Leite Macedo, foi questionada sobre as áreas públicas que estariam sendo alvos de questionamentos por parte de moradores, devido ao acúmulo de mato e até mesmo lixo.

Na oportunidade a gestora foi enfática ao dizer que população, diante da constatação de alguma situação semelhante, poderia acionar a Secretaria Municipal de Saúde que fiscalizaria os locais e tomaria as devidas providências.

Moradores da Vila Militar disseram ao Nova News que apenas naquela região, várias áreas públicas estão tomadas por mato e lixo. Diante da situação, a população pede que algo seja feito.

Cb image default
Terreno pertencente ao município na região da Vila Militar - Imagem: Nova News

Outro fato que chama atenção, é que o Poder Público Municipal realiza constantemente campanhas publicitárias alertando os moradores sobre a importância de manter seus terrenos limpos no sentido de combater a proliferação do mosquito.

“Eu não entendo. Vejo tanta propaganda da prefeitura pedindo para limparmos nossos quintais, enquanto os deles estão essa vergonha”, disse uma moradora.

Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde criou um canal de comunicação. Por meio do aplicativo WhatsApp a população pode fazer reclamações, denúncias, elogios e solicitações, principalmente para combater o mosquito Aedes aegypti, relatar casos de maus-tratos contra animais, entres outros assuntos relacionados à saúde pública.

Por meio dos números (67) 99263-8458 Elivânia, (67) 99229-8913 Jeniffer, (67) 99123-6498 Célia, (67) 99231-6927 Carlos e (67) 99271-2982 Anderson, o cidadão pode interagir com a equipe, preparada para o atendimento direto a população.

Segundo a pasta, todas as situações relatadas serão verificadas e, caso seja comprovada a veracidade da denúncia, as providências serão tomadas, seja com relação a propriedades privadas ou espaços públicos. 

Para realizar o contato é necessário descrever o nome da rua, número, bairro ou quadra ou lote, e se for possível, o nome do proprietário, facilitando assim o atendimento.

Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a mobilização a fim de intensificar o combate ao mosquito e prevenir a transmissão das doenças. No primeiro mutirão do ano, a expectativa, de acordo com a pasta, é que os agentes comunitários de saúde vistoriem mais de quatro mil imóveis.

“Espero que os espaços públicos também sejam visitados pelas equipes. O município precisa dar o exemplo”, afirmou um cidadão. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.