Publicado em 03/06/2020 às 10:30, Atualizado em 03/06/2020 às 19:25

Com coronavírus batendo à porta, Anaurilândia tenta manter-se isolada da doença

Até o momento, município não teve nenhum caso confirmado de covid-19

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Secretário de Saúde acompanha diariamente a evolução da doença na região e no Estado - Imagem: Divulgação

Sem nenhum caso registrado até o momento, Anurilândia, que está cercada por seus limites territoriais pelos os municípios de Bataguassu, Batayporã e Nova Andradina, está se segurando para tentar manter-se sem ocorrências da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, uma vez que, as cidades vizinhas todas já têm confirmações da doença e até mortes, como é o caso de Batayporã.

Anaurilândia foi uma das primeiras cidades da região a adotar medidas preventivas. Isso ocorreu há cerca de três meses, logo no início do avanço da pandemia. Conforme já informado, até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde não constatou nenhuma confirmação da doença. Houve três casos suspeitos, mas eles foram descartados após exames realizados pelo Laboratório Central (Lacen). O fato é comemorado pelas autoridades locais.

De acordo o enfermeiro Guilherme Zandonadi, titular da Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho de prevenção continua, mesmo com a flexibilização adotada pelo Executivo Municipal. O gestor explica que durante todo o período que o município vem atravessando para tentar se manter livre da pandemia, já foram editados alguns decretos restritivos, que acabaram sendo amenizados com o passar dos dias.

Em suas palavras, no entanto, a atenção continua, pois segundo ele, o aumento de casos no Estado cria, a cada dia, mais preocupação. “Estamos vendo curva da pandemia em subida constante e isso é motivo de alerta para todos nós, pois mostra que ainda não chegamos ao pico do problema, ou seja, não há previsão para uma estabilização dos casos” explica.

O secretário diz que o aumento de casos na Grande Dourados é preocupante, pois, em suas palavras, é uma região muito frequentada por moradores de Anaurilândia. “Estamos constantemente buscando conscientizar nossos moradores em manter todas as medidas preventivas contra a doença, tanto dentro do município quanto em eventuais viagens. “Lavar as mãos constantemente, usar álcool em gel e máscara são cuidados básicos para tentar escapar do vírus”, ressalta.

Guilherme elogiou ações como as adotadas pelas secretarias de Saúde de Batayporã e Nova Andradina, que conseguiram frear o avanço da doença em seus municípios. O gestor se refere a Batayporã como um exemplo a ser seguido, pois, segundo ele, a estratégia aplicada pela colega secretária Marcela Leite vem se mostrando eficaz no bloqueio da doença.

Falando sobre Anaurilândia, o secretário destaca o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela sua equipe de Vigilância Epidemiológica, no sentido de prevenir e orientar a população local. “Estamos torcendo para continuarmos nos segurando, porém, caso surja algum caso, teremos que agir rápido. Se for necessário, buscaremos informações com colegas da região que já lidaram com o problema. Teremos a humildade de pedir ajuda”, finalizou.