Buscar

Com hospital fechado desde outubro de 2016, população de Batayporã é “refém” do HR de Nova Andradina

Secretaria de Saúde pretende transferir UPA para prédio onde hospital funcionava

Cb image default
Hospital São Lucas está fechado desde outubro de 2016 - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Desde o mês de outubro de 2016, ainda na gestão do ex-prefeito Beto Sãovesso, quando o Hospital São Lucas de Batayporã fechou as portas, a população da cidade é obrigada a buscar atendimento junto ao Hospital Regional (HR) de Nova Andradina. “Como na nossa cidade não tem mais hospital, nos tornamos reféns do HR de Nova Andradina, onde buscamos atendimento médico sempre que precisamos”, desabafou uma moradora ouvida nos últimos dias pelo Nova News.

Conforme já noticiado pelo site, a Sociedade Hospitalar São Lucas decidiu fechar a unidade devido à falta de recursos decorrentes do atraso e ausência dos repasses das esferas municipal, estadual e federal. Em janeiro de 2017, já no mandato do atual prefeito Jorge Takahashi, o Poder Executivo Municipal propôs à entidade arcar com a contratação dos médicos, cuja despesa é maior.

O município se comprometeu a custear mensalmente R$ 70 mil, ao assumir os plantões presenciais, as cirurgias eletivas e as transferências de pacientes para referências hospitalares. No entanto, para os gestores da Sociedade Hospitalar São Lucas o valor seria inviável e a única alternativa seria um repasse mensal de pelo menos R$ 158 mil. Como o prefeito disse não ter condições de passar o valor, as negociações não avançaram e unidade permanece fechada até os dias atuais.

Cb image default
Município pretende transferir UPA existente na Vila Nídio Boffo para prédio onde funcionava unidade de saúde - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Em março de 2017 foram realizadas algumas reuniões para tratar sobre a possibilidade de reabertura do hospital, inclusive com o secretário estadual de Saúde da época, Nelson Tavares, porém, até o momento, nada de concreto foi feito para que o único hospital de Batayporã fosse reativado, o que faz com que os moradores do município precisem se deslocar até o HR de Nova Andradina em busca de atendimento.

Visando amenizar o problema, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi inaugurada em Batayporã, também em 2017, porém, ela realiza apenas procedimentos básicos, sendo que, casos mais complexos são encaminhados mesmo para o município vizinho. Outra medida pretendida pela Prefeitura de Batayporã é a transferência da UPA para o prédio onde funcionava o Hospital São Lucas, porém, o Nova News apurou junto à Secretaria Municipal de Saúde que ainda não há detalhes sobre a iniciativa.

“Já estamos com as chaves do prédio, mas ainda não há uma previsão para que a UPA seja transferida para lá e nem temos detalhes sobre como será o funcionamento da unidade. Assim que tivermos um cronograma sobre esta situação a gente se pronuncia oficialmente”, disse a gestora da pasta, Marcela Leite.

"Não estamos reclamando do atendimento do Hospital Regional, que tem sido a nossa salvação, mas nada se compara a termos em nossa cidade o nosso próprio hospital. O São Lucas faz muita falta", finalizou uma moradora ouvida pelo site.

Cb image default
Sem recursos, Hospital São Lucas entrou em colapso e fechou as portas, sem previsão de reabertura - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.