Buscar

Com logística eficiente na vacinação, MS já aplicou 96% das doses enviadas ao Estado

Cb image default
Imagem: Edemir Rodrigues

Com logística eficiente e parceria com os municípios na vacinação, Mato Grosso do Sul já aplicou 96% das doses enviadas ao Estado. Até o momento foram 3.026.860 doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde e 2.921.166 já foram aplicadas nos braços dos sul-mato-grossenses. Os dados foram levantados na segunda-feira (23).

Das 79 cidades do Estado, 72 aplicaram acima de 90% das doses enviadas, enquanto 21 estão inclusive acima de 100%, já que nestes locais as doses renderam acima do esperado pelas autoridades e assim contemplaram mais moradores.

Lideram este índice as cidades de Pedro Gomes, Douradina, Santa Rita do Pardo, Juti, Figueirão, Cassilândia, Batayporã, Glória de Dourados, Rio Negro e Laguna Carapã. Um dos fatores para este destaque nacional é a distribuição dos imunizantes em menos de 12 horas após a entrega pelo Ministério da Saúde nas 79 cidades.

“Desde o início dialogamos muito bem com os 79 municípios. A vacina chega a Campo Grande e em menos de 12 horas é distribuída às prefeituras. Criamos uma logística com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, bombeiros e policiais que pegam [as vacinas] nas centrais e distribuem rapidamente e isso resulta no avanço da vacinação”, destacou o governador Reinaldo Azambuja.

O governador também incentivou os prefeitos a ampliar a vacinação, por meio de “mutirões” e abertura de novos postos para que a imunização tivesse mais celeridade. O seu lema principal era “vacina no braço e não na geladeira”. Também convocou a população a completar o ciclo vacinal, tomando a dose, seguindo o calendário de cada município.

Vacinação e liderança

Desde o início da vacinação em janeiro, Mato Grosso do Sul está entre os primeiros colocados no ranking nacional na aplicação da primeira e da segunda dose. Lidera inclusive o índice entre os estados na imunização completa da população. Também foi contemplado com vacinas adicionais da “Janssen” na região de fronteira.

De acordo com o “Vacinômetro”, já houve a vacinação em primeira dose e dose única em 71,42% da população do Estado. Este índice chega 91,7% quando se leva em conta a população adulta. Neste mesmo público já chegamos a 55,22% da chamada imunização completa (dose única e segunda dose).

Também já está em vigor no Estado a vacinação de adolescentes sem comorbidades, de 12 a 17 anos. Este público já recebeu 95.584 doses, o que representa 35% do grupo estimado. Também foi requisitado a aplicação da terceira dose para os idosos, para reforçar a imunização.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.