Buscar

Com mais de 1500 famílias, ESF Irman Ribeiro reforça Política Nacional de Atenção Básica

Unidade conta com 15 servidores e assegura atendimento a uma das maiores áreas de abrangência do município 

Com foco na reorganização da atenção básica, as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) visam ampliar a resolutividade e o impacto na situação de saúde de toda população, além de propiciar uma relação custo-efetividade. No ESF Irman Ribeiro, por exemplo, essa política tem assegurado atendimento a aproximadamente 1500 famílias inclusas na referida área de abrangência. "Todos ESFs possuem um padrão de acolhimento, mas, com o empenho e a criatividade de cada funcionário, essas unidades se diferenciam e garantem melhorias significativas para a população. Enquanto Secretaria de Saúde e com o apoio do prefeito Roberto Hashioka, temos buscado estimular essas iniciativas e proporcionar condições para que a Saúde continue avançando", detalhou o secretário Sílvio Senhorini.

                                                                                                                Imagens: Thiago Odeque/PMNA

Na mesma linha, a técnica de Enfermagem do ESF Irman Ribeiro, Ester Lima Pinheiro Prado, destacou as ações desenvolvidas na Estratégia Saúde da Família. "Possuímos uma demanda bem grande e prestamos um atendimento bem amplo, com foco na atenção básica, com orientações aos pacientes e encaminhamentos", comentou a profissional.Sobre o atendimento e a estrutura oferecida à população, a cabelereira Vera Lúcia da Silva Ribeiro, que retornou para Nova Andradina após residir no Estado de São Paulo, enfatizou: "sempre que procurei fui muito bem atendida". O elogio foi compartilhado pelo paciente Gessi Rodrigues de Souza, morador do município há 42 anos: "sempre venho neste posto e não tenho do que reclamar".Para a odontóloga do ESF Irman Ribeiro, Cynthia da Silveira Fattor, o reconhecimento se deve ao elo criado entre funcionários e pacientes. "Fazemos as visitas e buscamos esses pacientes, principalmente aqueles que tem mais resistência para vir, criando um elo para que se sintam mais à vontade", salientou a profissional, que atua na área há 15 anos. 

Além das visitas domiciliares e dos atendimentos no consultório odontológico da própria Estratégia Saúde da Família do Bairro Irman Ribeiro, Cynthia da Silveira Fattor elencou ações com foco na saúde bucal da população, através de palestras, orientações e projetos em escolas, como meio de sanar uma das principais dificuldades encontradas, a falta de informação. A Estratégia Saúde da Família do Bairro Irman Ribeiro está localizada na Avenida Alcides Menezes de Faria, n°. 106, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O ESF conta ainda com a médica Isabela Cappi, enfermeira Ingrid Travaim, oito agentes comunitárias de saúde, uma recepcionista, uma auxiliar de serviços básicos e uma técnica em higiene dental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.