Buscar

Com nota máxima da CGU, Nova Andradina se consolida como modelo de transparência

Cb image default
Imagem: Arquivo / Cogecom

Com nota máxima na Escala Brasil Transparente, iniciativa da Controladoria Geral da União que mede a transparência em estados e municípios, Nova Andradina se consolidou mais uma vez como referência.

No fim de semana, o site Nexo Jornal, por exemplo, utilizou o município como modelo para outras cidades do país.

A publicação destaca ainda os portais da transparência de outros dois municípios de Mato Grosso do Sul, Paranaíba e Inocência, este último apontado como "um dos casos mais surpreendentes, tendo saltado de 2,5 para 10 (nota máxima) entre uma avaliação de outra.

"Os exemplos do Mato Grosso do Sul podem servir de inspiração para outros locais, pois apontam para estratégias de quem conseguiu fazer muito apesar das dificuldades. No caso de Inocência, foram fundamentais o estímulo aos servidores e gestores mais comprometidos e alinhados com a temática; o apoio da prefeitura para capacitação e treinamento de agentes públicos responsáveis pela aplicação da Lei de Acesso à Informação; e a fiscalização do Ministério Público Federal, que havia notificado o município anteriormente e serviu como ponto de alerta para a articulação das secretarias na publicidade das informações no Portal da Transparência", detalha trecho da matéria publicada no sábado, dia 30 de janeiro.

"Tais casos podem ser boas referências para os futuros agentes públicos, cerca de 57 mil vereadores e mais de 11 mil prefeitos(as) e vice-prefeitos(as), que acabamos de escolher em eleições municipais por todo o país. Bem como podem ser úteis para inspirar cidadãs e cidadãos no posterior acompanhamento e fiscalização de seus representantes", completa o texto assinado pela cientista política Mônica Sodré e pela fundadora do Coletivo Delibera Brasil, Silvia Cervellini.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.