Publicado em 28/09/2020 às 07:27, Atualizado em 28/09/2020 às 11:32

Com o início da campanha eleitoral, prevenção à covid-19 deve ser redobrada, diz médica de Nova Andradina

Maria Claudia Rosenbaum alerta população sobre medidas que minimizem o risco de contágio pelo novo coronavírus

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Maria Claudia Rosenbaum recomenda atenção com relação ao novo coronavírus durante a campanha eleitoral - Imagem: Arquivo Pessoal

Com o início da campanha eleitoral, neste domingo (27), em Nova Andradina, vários candidatos já foram a campo, visitar possíveis eleitores, entregarem seus materiais impressos, os famosos santinhos, e falar de seus planos de trabalho caso sejam eleitos.

Junto com o início da corrida eleitoral, com visitas em residências, reuniões políticas e maior contato entre candidatos e eleitores, surge também a preocupação com relação ao risco de contágio pelo novo coronavírus, que causa a doença covid-19.

Em entrevista ao Nova News, a médica Maria Claudia Rosenbaum, chefe da clínica médica do Hospital Cassems de Nova Andradina, coordenadora da semi UTI do Hospital Cassems de Nova Andradina e plantonista na UTI Hospital Regional de Nova Andradina, afirmou que, de fato, a preocupação com os cuidados deve ser redobrada.

“Neste período de campanha, as recomendações seguem as regras gerais: ao encontrar seus candidatos ou eleitores, sempre lembrar do uso correto da máscara, cobrindo o nariz e a boca e o distanciamento entre as pessoas de aproximadamente um metro. Nada de aperto de mãos ou abraços. Não é momento para isso”, afirma a médica.

Segundo Maria Claudia, o distanciamento e a utilização correta da máscara são providências que minimizam a possibilidade de contato com gotículas liberadas no ar e secreções. Já a higienização das mãos com água e sabão ou com álcool a 70% é eficaz no caso de toque em alguma superfície ou objeto contaminado.

“Não se pode esquecer da possibilidade de contaminação por contato com panfletos e outros tipos de materiais impresos. O risco se dá tanto pela proximidade entre as pessoas na distribuição do material quanto pela possibilidade de o papel estar contaminado”, lembra ela.

Maria Claudia, que é formada em medicina pela universidade Gama Filho (RJ), especialista em clínica médica pela Santa Casa de Londrina (PR) e pós-graduada em Endocrinologia pela ISMD (SP), pede que as pessoas, tanto candidatos quanto eleitores, tenham bom senso e se lembrem que a preservação da saúde é o mais importante.

“Sabemos que a campanha eleitoral é um período importante e democrático e que muitas pessoas se envolvem nesse processo, porém, vamos ficar atentos. O vírus é uma ameaça invisível e como a pessoa contaminada pode demorar para apresentar sintomas, a recomendação é mantermos os cuidados preventivos para com todos, sem exceções", finaliza.

Até este domingo (27), Nova Andradina registrava 448 casos acumulados de covid-19, com 418 curados, 18 ativos e 12 óbitos. Havia também 09 pessoas suspeitas à espera de resultados de exames.

Entre em contato com o Nova News 

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!