Buscar

Com peça infantil, Escola Anízio é a primeira representante de Batayporã no Fetran

Cb image default
Estudantes interpretaram personagens clássicos do Sítio do Pica-pau Amarelo em descobertas no trânsito urbano. Foto: Maicon Araújo

Nesta quinta-feira (21), a Escola Municipal Anízio Teixeira apresentou a peça teatral 'Transformar Atitudes para Preservar Vidas', com estudantes dos segundo e terceiros anos do Ensino Fundamental, coordenados pela professora de artes Ana Cláudia Marchet, durante a 11ª edição do Festival Estudantil de Teatro para o Trânsito (Fetran). A encenação representa a primeira participação do município na história da competição.

O Fetran é uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) promovida em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (Fundac-MS) e secretarias municipais de Educação. A intenção do festival é fortalecer a educação para o trânsito mobilizando estudantes e professores na elaboração e apresentação de peças com mensagens de conscientização.

Em Batayporã, o espetáculo encenado na sede do Sindicato Rural foi escrito a três mãos. Além da docente, a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Larissa Viana, e a responsável pela coordenadoria municipal de Cultura, Jaqueline de Souza, colaboraram com o texto da peça que, por meio de personagens conhecidos do clássico Sítio do Pica-pau Amarelo, conta de forma bem-humorada os percalços da boneca Emília para compreender e se sentir segura no agitado trânsito da cidade.

O enredo é interpretado pelos estudantes Lívia Martins Faleiro Domingos (Emília), Isadora Cruz da Silva (Narizinho), Guilherme Sanches Nunes (policial de trânsito), Arthur Pietro Junqueira de Oliveira (Pedrinho), Alexia de Souza Santos (motorista) e Emanuely Vitoria de Souza Silva (semáforo). A produção concorre aos prêmios de melhor ator, melhor atriz, melhor texto e melhor arte visual na categoria infantil.

Conduzida pelo inspetor da PRF, Fábio Sodré, a etapa regional do Fetran-MS contou com comissão julgadora composta por integrantes da PRF e ator profissional. O evento teve a presença de autoridades locais. Além do vice-prefeito Cacildo Paião, da secretária de Educação, Fernanda Scarlat, do segundo secretário da Câmara, vereador Vanderlei Reis, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Departamento Municipal de Trânsito e escolas estaduais acompanharam a apresentação.

Para Sodré, após o período restritivo ocasionado pela pandemia da Covid-19, o festival é motivo de celebração. "Devemos comemorar porque estamos aqui vivos podendo nos reunir e participar desse momento lindo. Parabenizo a toda equipe de Batayporã pelo empenho e pela organização", avaliou.

A secretária Fernanda Scarlat enfatizou o trabalho coletivo. "A professora Ana e os alunos se dedicaram muito. O resultado é esse espetáculo lindo. Sou muito grata a todos e espero que a iniciativa inspire mais participações. Também agradeço pelo auxílio da Larissa, da Jaqueline e de toda Escola Anízio Teixeira", disse.

Ao todo, 35 espetáculos disputam o Fetran-MS. Caso a escola Anízio Teixeira seja classificada na etapa regional, estará apta para a final em Campo Grande.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.