Publicado em 16/05/2025 às 18:23, Atualizado em 16/05/2025 às 22:27

Com protagonismo jovem e força cultural, “Vale das Ruas” é reconhecido pela Câmara de Nova Andradina

Assessoria de Imprensa, CMNA
Cb image default
Imagem: Cogecom

Reconhecendo a importância da arte urbana como instrumento de inclusão social e valorização cultural, a Câmara Municipal de Nova Andradina aprovou uma Moção de Parabenização aos organizadores e apoiadores do “Vale das Ruas”, evento que cresce em estrutura, público, repercussão e que vem transformando o cenário das danças urbanas em Mato Grosso do Sul.

A homenagem foi proposta pelos vereadores Josenildo Ceará (PT) e Fábio Zanata (MDB), com o apoio dos demais parlamentares. A moção destacou o trabalho de Fernando Gomes Gonçalves de Moraes, diretor da Companhia de Dança CIASTORM, de Jaqueline Serafim da Silva, diretora da JF Studio de Dança, além da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC) e da Fundação Nova-Andradinense de Cultura (FUNAC).

Realizado nos dias 19, 20 e 21 de abril, o “Vale das Ruas” reuniu dançarinos de diversas regiões do Brasil. O encontro promoveu batalhas de dança, oficinas culturais e rodas de conversa, criando um ambiente inclusivo, formativo e de valorização das manifestações artísticas das periferias.

Para os autores da homenagem, o evento vai muito além do entretenimento: “O ‘Vale das Ruas’ é resistência, é cidadania e é formação. Ele representa um rompimento necessário com os estigmas que historicamente marginalizaram o HIP HOP e suas expressões, mostrando o papel dessas linguagens como instrumentos legítimos de transformação social”.

Um dos destaques desta edição foi a expressiva participação de crianças e adolescentes, fortalecendo o vínculo da juventude com a arte e promovendo valores como respeito, coletividade e autoestima desde cedo. Além disso, envolvimento da comunidade, comerciantes locais e instituições públicas evidencia o compromisso conjunto com o fortalecimento da cultura urbana.

Ao destacar os organizadores e apoiadores do evento, a Câmara Municipal projeta o “Vale das Ruas” como símbolo de criatividade, inclusão e protagonismo juvenil.