Publicado em 20/05/2021 às 13:37, Atualizado em 20/05/2021 às 17:50

Com recorde de casos de Covid, Batayporã endurece medidas restritivas

São 52 casos ativos e outros 40 suspeitos; cenário levou Prefeitura a suspender reuniões e outras atividades que caracterizem aglomeração

Ana Carla Barbosa, Assessoria
Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

A Prefeitura de Batayporã editou novo decreto com medidas de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito Germino Roz (PSDB) na manhã desta quinta-feira (20) por meio de live na página do Executivo no Facebook. Dentre as principais ações, o documento estabelece proibição de aglomeração de pessoas nas ruas, bem como o consumo de bebidas alcoólicas, uso de narguilés e rodas de tereré em avenidas, praças, pátios e calçadas, principalmente em frente a restaurantes, lanchonetes, padarias, conveniências, bares, sorveterias e similares.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas nesta quinta-feira, mais 20 casos positivos de Covid-19 foram confirmados totalizando 52 casos ativos. Há ainda outros 40 suspeitos. Este é o maior índice registrado até o momento. Soma-se ao cenário a incidência de 13 óbitos. “A situação é crítica e nós precisamos da consciência da população. A Polícia Militar e a Polícia Civil estão nos auxiliando e não vai adiantar reclamar quando as pessoas forem abordadas e penalizadas”, alertou o prefeito.

O decreto também determina que estabelecimentos que exercem as atividades de tabacaria, narguilé e afins, somente poderão atender ao público por meio dos serviços de delivery e take away (pegue e leve). Atividades esportivas coletivas em estabelecimentos privados estão suspensas. O mesmo vale para eventos festivos e/ou encontros em clubes, salões, chácaras e demais espaços para eventos que possam ocasionar aglomeração de pessoas.

A Prefeitura salientou a observação das normas de funcionamento já definidas para estabelecimentos comerciais e religiosos, além do isolamento domiciliar de pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19. “Todos os protocolos continuam valendo e a fiscalização será ainda mais acirrada’’, complementou Germino.

As medidas já estão em vigor e o descumprimento das mesmas pode acarretar em notificação da Vigilância Sanitária, multa de até R$ 2 mil, suspensão de alvará de funcionamento, dentre outras penalizações.

O texto do decreto 070/2021 na íntegra pode ser conferido no site da Prefeitura a partir de download do documento na aba Covid-19.