Buscar

Com término de onda de calor, cidades da região de Nova Andradina entram em alerta para tempestades

Cb image default
Imagem: Divulgação INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso amarelo iniciando nesta terça,  19 de março de 2024, às 12h, alertando para a possibilidade de tempestades em várias cidades da região de Nova Andradina, até a manhã de quarta (20). Este aviso vem como um contraponto bem-vindo ao calor escaldante que assolou a região nos últimos dias.

O aviso alerta para a ocorrência de chuva entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, variando entre 40 e 60 km/h, e queda de granizo. Apesar disso, o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos é considerado baixo.

O aviso abrange um total de 50 municípios, incluindo Nova Andradina, conhecida como a "Cidade Sorriso", juntamente com Angélica, Batayporã, Ivinhema, Anaurilândia, Bataguassu e Taquarussu.

Em situações de rajadas de vento, é importante evitar se abrigar debaixo de árvores, pois há um leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, onde também existe o risco de danos.

Recomenda-se evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades elétricas para reduzir o risco de danos causados por picos de energia ou descargas elétricas.

Para obter informações adicionais e orientações específicas sobre como lidar com a situação, recomenda-se entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Essas autoridades estão preparadas para fornecer assistência e orientação durante eventos climáticos adversos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.