Publicado em 31/10/2020 às 06:19, Atualizado em 31/10/2020 às 10:26

Com vagas para Nova Andradina, inscrições no técnico integrado do IFMS vão até 04 de novembro

São ofertadas 1.520 vagas para 11 opções de cursos em dez municípios. Seleção será feita com base em notas do 8º ano do ensino fundamental

IFMS,
Cb image default
Imagem: Divulgação

Termina na próxima quarta-feira, 4, o prazo de inscrições no processo seletivo para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) no primeiro semestre de 2021. Na modalidade técnico integrada, o estudante faz o ensino médio de forma articulada ao ensino técnico.

São ofertadas 1.520 vagas em 11 opções de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. A página Seleção IFMS 2021 traz os detalhes dos cursos oferecidos em cada município, além de todas as informações sobre o processo seletivo - os links de acesso e a tabela com os cursos ofertados estão disponíveis aqui.

O candidato deve ter o ensino fundamental completo até a data de matrícula, prevista para janeiro de 2021, e possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome.

A seleção será feita com base nas notas que o candidato obteve em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia no 8º ano do ensino fundamental, que devem ser inseridas no sistema de inscrição. Para comprovar as informações, é preciso anexar um documento escolar como, por exemplo, o boletim.

Todos os documentos relacionados ao processo seletivo estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção, onde é possível consultar as instruções para a realização das inscrições.

Atendimento presencial - Até 4 de novembro, o candidato sem acesso à internet ou computador pode agendar a ida ao campus do IFMS para fazer ele próprio a inscrição em um equipamento da instituição.

O agendamento deve ser feito pelo WhatsApp, de acordo com os telefones disponibilizados na página Contatos da Seleção IFMS 2021, onde também estão disponíveis os endereços dos campi e os dias da semana e horários em que estão sendo feitos os atendimentos presenciais.

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para os que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deve ser informada no ato da inscrição.

Os cotistas aprovados no processo seletivo deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Etapas - De acordo com o cronograma retificado do processo seletivo, a lista de inscrições deferidas e indeferidas será publicada no dia 20 de novembro.

A homologação dos inscritos será divulgada no dia 2 de dezembro, e a classificação preliminar está agendada para o dia 4 de janeiro.

As bancas de heteroidentificação para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos serão realizadas entre os dias 10 e 23 de dezembro.

O resultado final e a primeira chamada do processo seletivo serão publicados no dia 8 de janeiro, com matrículas entre os dias 12 e 14 do mesmo mês.