Buscar

Combate à dengue é prioridade em Nova Andradina

Imagens: Natalho Cuer/PMNA

A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou nos primeiros dias de 2015 ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e do chikungunya.  A campanha foi iniciada no último trimestre do ano passado e também visa o descarte correto de materiais inservíveis que possam acumular água. 

Atualmente no Brasil a dengue é a principal doença transmitida de forma vetorial, fazendo com que 2,5 bilhões de pessoas estejam expostas. "Estamos empenhados para evitar a proliferação do mosquito, mas o apoio da população é imprescindível nesta luta diária", frisou o prefeito Roberto Hashioka.

Como não existe vacina para a doença, a melhor forma de prevenção é o trabalho contínuo e a aposta do Governo Municipal está na conscientização. As atividades acontecem durante todo o ano, mas são intensificadas no verão, já que um dos determinantes para a dispersão do vetor são as mudanças climáticas.

Nesta linha, o secretário de Saúde, Silvio Senhorini, elencou atitudes com foco na prevenção, entre elas manter tampados tonéis, barris e caixas dágua, encher de areia pratos de plantas, trocar a água dos vasos, remover resíduos que possam impedir a passagem da água pelas calhas e não deixar água acumulada sobre a laje.

O gestor citou ainda a necessidade de descartar o lixo em sacos plásticos, mantendo a lixeira bem fechada, além de virar garrafas com a boca para baixo e lavar utensílios usados para guardar água em casa. "São atitudes simples, mas que trazem grandes resultados", reiterou Senhorini.

 

   A iniciativa também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.