Publicado em 01/04/2020 às 18:52, Atualizado em 01/04/2020 às 23:04

Confira as atualizações da Covid-19 em Nova Andradina, Mato Grosso do Sul e no Brasil

Dados estão no boletim epidemiológico desta quarta (01)

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Reprodução

Até esta quarta-feira (01), o município de Nova Andradina segue com dois casos confirmados de Covid-19, sendo um homem, de 35 anos, e uma mulher de 22 anos, que tiveram contato com casos confirmados na terça (31) e estão em isolamento domiciliar.

Há ainda outras 14 pessoas em isolamento domiciliar por precaução, porém, não há casos considerados suspeitos no boletim divulgado nesta quarta (01).

O Nova News apurou que há um caso suspeito de uma pessoa hospitalizada com alguns sintomas, sendo que, devido ao horário, a situação não foi incluída no boletim desta quarta (01), mas deve aparecer na edição desta quinta (02).

Foi coletado material para realização de exame pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Campo Grande, que indicará o caso como descartado ou confirmado. O resultado deve sair nos próximos dias.

Microrregião

Com relação aos outros municípios que integram a microrregião de Nova Andradina, Batayporã segue com três casos confirmados, sendo um óbito e dois pacientes em isolamento domiciliar e três casos em investigação.

Já Ivinhema aparece um caso em investigação. As demais cidades da microrregião não apresentaram alteração.

Estado

Com mais três exames positivos para coronavírus (Covid-19), o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 51. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 39 casos suspeitos. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (01.04) em coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado.

Os casos novos são uma mulher de 36 anos, de Campo Grande, notificada em 30 de março, um homem de 60 anos, de Dourados, notificado em 25 de março, e um homem de 53 anos, de Três Lagoas, notificado em 28 de março. Do total de casos confirmados, sete pacientes estão internados, 16 estão em isolamento domiciliar e 27 pessoas finalizaram a quarentena e estão sem sintomas. O Estado mantém um óbito pela doença.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 595 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 494 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e onze foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

Os 39 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam protos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.

Brasil

O número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no país subiu para 6.836 nesta quarta-feira (1°), de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde. O número de mortes por covid-19 chegou a 241. O índice de letalidade ficou em 3,5%.

Na terça (31), o país contabilizava 201 óbitos e 5.717 casos confirmados da doença. Os novos casos somaram 1.119, um pouco menos do que os 1.138 novos no último balanço.

As mortes estão assim distribuídas pelos estados brasileiros: São Paulo (164), Rio de Janeiro (28), Ceará (8), Pernambuco (8), Piauí (4), Rio Grande do Sul (4), Paraná (3), Amazonas (3), Distrito Federal (3), Minas Gerais (3), Bahia (2), Santa Catarina (2), Rio Grande do Norte (2), Alagoas (1), Maranhão (1), Mato Grosso do Sul (1), Goiás (1), Paraíba (1) e Rondônia (1).