Buscar

Confira as proposições dos vereadores da Câmara Municipal de Nova Andradina

Indicações se referem à sessão realizada no dia 25 de junho

Proposições apresentadas na Câmara sugerem investimentos na Educação Municipal

Pedidos de construção de salas de aula, uniformes para administrativos e docentes e isenção da taxa de locação do Ginásio de Esportes foram propostos pelos vereadores

Três indicações apresentadas em Plenário da Câmara durante Sessão Ordinária desta segunda-feira (25) sugerem investimentos na Rede Municipal de Ensino. A primeira, proposta pelos vereadores Joana Darc Bono Garcia (PR) e Robertinho Pereira (PMDB) trata da destinação de recursos para aquisição de uniformes para docentes e servidores administrativos da Secretaria Municipal de Educação.

Cb image default

Propostas foram apresentadas por Joana Darc Bono Garcia, Robertinho Pereira e Ricardo Lima - Foto: Thiago Odeque

No documento, os parlamentares argumentam que a iniciativa visa promover a valorização e proporcionar maior bem estar aos servidores da Educação. “É um setor que contribui de forma significativa para o sucesso da administração pública, por esta razão o uso de uniformes, oferecerá melhores condições de trabalho aos servidores, facilitando a identificação e atendimento ao público, bem como padronização da imagem dos profissionais que estão a serviço dos órgãos públicos”, defendem.

A segunda proposta apresentada, de autoria da vereadora Joana Darc Bono Garcia (PR), reforça a necessidade de construção de duas salas de aula nas escolas municipais Arco Íris e Mundo da Criança. “São escolas com grande demanda de alunos”, justifica a parlamentar, ao argumentar que a construção de duas novas salas facilitará o trabalho dos educadores e irá oferecer melhor qualidade de ensino aos alunos.

Também direcionada à Semec, a indicação de autoria do democrata Ricardo Lima sugere um estudo técnico para isenção da taxa de locação do Ginásio de Esportes “Irmão Brás Sinigáglia”. “O objetivo é oportunizar isenção aos munícipes que não têm condições de pagar a taxa de uso do espaço”, frisa Lima.

Aprovadas sugestões por melhorias em infraestrutura, trânsito e mobilidade urbana

Uma série de indicações para otimizar as áreas de infraestrutura, trânsito e mobilidade urbana integraram a pauta da Câmara de Nova Andradina, em Sessão Ordinária da última segunda-feira (25). Com foco na infraestrutura urbana, o tucano Deildo Piscineiro apresentou indicação parlamentar reforçando a necessidade de executar serviços de limpeza geral nas bocas de lobo do município, indicando as seguintes vias como sugestão: Rua José Gomes da Rocha, esquina com a Rua Cristo Rei, Rua Luiz Antonio da Silva, esquina com a Rua Espírito Santo e Rua Milton Modesto, esquina com a Rua Juscelino K. de Oliveira.

“Estamos atendendo as constantes reivindicações dos moradores, pois, as águas acumulam devido à dificuldade de escoamento em razão dos bueiros estarem entupidos, assim, percorrem a via e represam em determinados pontos que não são nivelados e, consequentemente, dificultando a trafegabilidade de veículos e pedestres”, argumenta o parlamentar.

Quanto ao trânsito, as indicações sugerem implantação de redutor de velocidade, implantação de semáforo, bloquetes e placas nominativas. “Com o fluxo intenso de carros no trecho Nova Casa Verde-Nova Andradina, os carros adentram na rotatória de acesso ao município em velocidade acima da permitida, o que pode ocasionar acidentes”, justifica Quemuel de Alencar, que sugere a implantação do redutor na entrada dos Conjuntos Habitacionais Celina Gonçalves, Almesinda Costa Sousa e Randolfo Jareta.

Cb image default

Por melhorias que beneficiam a população, indicações são apresentadas na Câmara - Foto: Thiago Odeque

Na mesma linha, os vereadores Valmirá do Pax e Ricardo Lima sugerem a implantação de um semáforo na Avenida Ivinhema, esquina com a Avenida José Heitor de Almeida Camargo. “É grande a circulação de veículos no local, bem como de ciclistas e pedestre”, afirmam os autores da indicação parlamentar.

Para otimizar o tráfego de veículos na rua Sete de Setembro entre a Onofre Gonçalves Lopes e a Rua Batayporã, os vereadores Valmirá do Pax e Deildo Piscineiro reivindicaram ao Executivo Municipal a restauração ou substituição dos bloquetes da via. Segundo os autores, os buracos e o acúmulo de água justificam a apresentação do pedido.

E por fim, Deildo Piscineiro também solicita a restauração, substituição e instalação de placas nominativas em toda a extensão da avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade.”O intuito é proporcionar aos munícipes e, até mesmo aos visitantes, uma melhor localização”, considera. Aprovadas em plenário, as indicações foram encaminhadas aos órgãos competentes.

Atendimento na Clínica da mulher pauta atuação da Câmara

Através de indicação e requerimento, parlamentares reforçam necessidade de atendimento a gestantes do município

Com foco na garantia do atendimento às gestantes de Nova Andradina na Clínica da Mulher, os vereadores Wilson Almeida e Joana Darc Bono Garcia apresentaram, respectivamente, indicação e requerimentos parlamentares que tratam sobre o tema, durante Sessão Ordinária da Câmara.

Na indicação de autoria de Wilson Almeida, a contratação de uma ginecologista em substituição à profissional que encontra-se em período de férias é sugerida à Secretaria Municipal de Saúde. No documento, Wilson Almeida reforça a necessidade de garantir atendimento às gestantes e no caso da ausência da profissional titular, com contratação específica para não comprometer as consultas e pré-natais.

Cb image default

Vereadores destacam que objetivo é assegurar atendimento às gestantes - Foto: Thiago Odeque

Já a vereadora Joana Darc Bono Garcia, questiona a previsão de designação de um ginecologista para a unidade. “São muitos os telefonemas e pedidos de informações sobre o referido assunto. As mulheres e gestantes estão preocupadas com a falta de médico ginecologista, pois sabemos não só da importância, mas também da necessidade de um bom pré-natal, e um bom acompanhamento”, reforça a parlamentar. “Temos conhecimento que todas as gestantes estão sendo corretamente atendidas pelos clínicos gerais atuantes do município, mas é importante ressaltar que nós mulheres precisamos e temos direito de sermos beneficiadas com profissionais que tenham especialização nessa área”, complementa.

Para vereador, Praça Geraldo Mattos Lima necessita de vigilância armada

Sugestão foi apresentada através de indicação do parlamentar Wilson Almeida

Por reunir órgãos como o Executivo, Judiciário, Legislativo, OAB e Promotoria, e também pela grande movimentação de pessoas na Praça Geraldo Mattos Lima, a designação de vigilantes armados para a preservação do patrimônio público foi sugerida pelo vereador Wilson Almeida, em Sessão da Câmara, nesta segunda-feira (25).

De acordo com o parlamentar, além da preservação do patrimônio público, a destinação de vigilância armada contribuiria ainda na prevenção de possíveis furtos e assaltos e também de atos de vandalismo.

Cb image default

Wilson Almeida aponta que proposta da indicação é preservar o patrimônio público - Foto: Thiago Odeque

“Muitos munícipes praticam atividades físicas na praça, o que justifica investimentos na área de segurança pública. Além do local abrigar os veículos da administração municipal, os estacionamentos do Centro de Convenções e da Câmara, também são utilizados por servidores e pela população”, justifica.

A indicação foi defendida pelo parlamentar na tribuna da Casa de Leis em Sessão Ordinária. Aprovada pelos vereadores, foi encaminhada ao secretário de Finanças Walter Fernandes e ao prefeito José Gilberto Garcia.

Wilson Almeida sugere à Sanesul instalação de redutores de ar em hidrômetros

Vereador destaca que objetivo é reduzir valor da conta de água, beneficiando consumidores

Com a proposta de beneficiar consumidores com a redução da conta de água, o vereador Wilson Almeida apresentou indicação parlamentar direcionada à Sanesul, sugerindo que a empresa instale bloqueadores de ar nos hidrômetros residenciais.

De acordo com o parlamentar, existem estudos que apontam que o consumidor paga de 20% a 30% a mais nas contas de água, e este acréscimo se dá em virtude do ar que passa no marcador. “Com a instalação do redutor, o consumidor vai pagar somente o que de fato consumiu”, defende.

A proposta foi apresentada em plenário e obteve aprovação unânime dos parlamentares da Casa e foi encaminhada ao gerente regional da Sanesul, Jair Ribeiro e ao prefeito José Gilberto Garcia, com aprovação unânime dos parlamentares da Casa

Para estruturar Saúde de Nova Casa Verde, João Dan apresenta indicações na Câmara

Com a proposta de estruturar a saúde de Nova Casa Verde, indicações parlamentares com este enfoque foram apresentadas pelo vereador João Dan em Sessão Ordinária da Câmara desta segunda-feira (25).

De acordo com o parlamentar, o distrito necessita de uma nova ambulância para o transporte de pacientes para a área urbana do município. “Estamos considerando que a ambulância que atende o distrito precisa de reparos constantes, além de estar bem velha, o que justifica sua substituição”, defende o vereador.

Cb image default

João Dan reivindica nova ambulância e aparelhos celulares para ESF e motoristas de ambulância - Foto: Thiago Odeque

João Dan também é autor de indicação parlamentar que trata sobre a demanda por aparelhos celulares para a unidade de Estratégia Saúde da Família e para os motoristas de ambulância que atendem Nova Casa Verde.

“A ideia é melhorar a logística dos motoristas, além de servir como uma fonte de contato importante para as trocas de plantão do ESF, localização, e chamadas de emergência, entre outros”, aponta, argumentando a necessidade dos aparelhos para agilidade nos atendimentos.

Airton Castro contempla Associações de Produtores com indicações apresentadas na Câmara

Para incentivar o melhoramento genético do rebanho bovino nas associações de produtores Lagoa Azul, Amizade, Recanto do Grilo e São João Calábria, o vereador Airton Castro apresentou indicação parlamentar reforçando a necessidade de investimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado no setor, em especial com a aquisição de botijões de Sêmem.

Cb image default

Vereador reivindica destinação de botijões de sêmen para associações produtoras - Foto: Thiago Odeque

No documento direcionado ao secretário Hernandes Ortiz, Airton Castro esclarece que recentemente membros das associações foram capacitação com curso de inseminação e que a destinação dos botijões pode ser dar em um bom momento para colocar o que foi aprendido em prática.

“A inseminação artificial irá favorecer o melhoramento genético, padronizando os rebanhos, com a utilização de um só reprodutor em um grande número de vacas, podendo obter dados precisos de fecundação e de parto, e ainda o melhoramento do rebanho em menor tempo, por um valor de aquisição longe de qualquer comparação”, esclarece.

Por expansão comercial, vereadores sugerem ampliação de outorga onerosa

Instrumento possibilita que proprietários de imóveis edifiquem acima do limite estabelecido mediante contrapartida financeira paga ao município

Para que haja ampliação da outorga onerosa, instrumento que possibilita a proprietários de imóveis que edifiquem acima do limite estabelecido mediante contrapartida paga pelo beneficiário ao município, a proposta foi apresentada na Câmara de Vereadores em Sessão Ordinária desta segunda-feira (25).

A iniciativa é de autoria dos vereadores Amarelinho, Deildo Piscineiro, Valmirá do Pax, Robertinho Pereira e Ricardo Lima, que apontam a ampliação do instrumento como necessária nas ruas Sete de Setembro, Milton Modesto, São José e, da Rua Pastor Júlio de Alencar até a Rua Espírito Santo, além de todas as perpendiculares da Rua São José à Rua Sete de Setembro.

Cb image default

Iniciativa é de autoria dos vereadores Amarelinho, Deildo Piscineiro, Valmirá do Pax, Robertinho Pereira e Ricardo Lima - Foto: Thiago Odeque

“É uma iniciativa de grande valia para o município, que incentivará muitos investidores à aplicar na área de imóveis comerciais não apenas nas Avenidas, mas também em suas ruas paralelas o que trará para o município uma expansão comercial considerável”, consideram os parlamentares.

Aprovada pelos vereadores, a indicação foi encaminhada ao secretário municipal de Infraestrutura, Júlio César Castro Marques e ao prefeito José Gilberto Garcia. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.