Publicado em 23/03/2022 às 08:07, Atualizado em 23/03/2022 às 12:30

Convênio entre Agraer de Nova Andradina e IFMS insere estudantes no mercado de trabalho

Agraer,

A parceria entre a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) vem contribuindo para a formação de estudantes em Nova Andradina e região. Além das atividades de extensão constantemente desenvolvidas, foi firmado um convênio entre as instituições, durante o ano de 2021, em prol do AgroResidência, Programa de Residência Profissional Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O AgroResidência é destinado à qualificação de estudantes egressos dos cursos de Ciências Agrárias e áreas afins e apoia projetos de residência formulados por instituições de ensino. O IFMS foi contemplado, a nível nacional, no edital de seleção e a Agraer ofereceu a sua estrutura para a realização do estágio da estudante Keyla Fernanda da Silva, uma das bolsistas do programa.

Cb image default
Atuação de Keyla durante estágio na Agraer

Keyla é ex-participante do AgroResidência e pode conhecer de perto o trabalho da Agraer no escritório do município, acompanhou o atendimento e as orientações aos produtores, a elaboração de projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Fomento Mulher e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Ela também acompanhou as vistorias de verificação de situação ocupacional nos assentamentos, as visitas técnicas aos produtores de acordo com suas demandas como, por exemplo, a retirada de subamostras de solo, orientação técnica de como preparar cana-de-açúcar com ureia, vistorias para elaboração de laudos de custeio agrícola das culturas de soja e de mandioca, distribuição de amostras de novas variedades de mandioca fornecidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a participação em cursos de artesanato para as produtoras rurais, dentre outras atividades.

“A residência foi uma excelente oportunidade de ingresso no mercado de trabalho e de conhecimento das diversas possibilidades que o mercado oferece para os profissionais da área agrícola”, destaca Keyla.

“Keyla é formada como Técnica em Agropecuária e a sua experiência na residência possibilitou ter o preparo para participar da seleção da Agraer e ser aprovada, em 2022, para atuar como técnica em nosso escritório”, destacou Sandro Henrique Polloni, Coordenador Regional de Nova Andradina.

Durante a vigência do AgroResidência, Keyla foi orientada pelo professor do IFMS e coordenador da residência, Gutierres Silva e na Agraer, ela foi supervisionada pelo coordenador municipal Rodrigo Zanoni.

Cb image default