Publicado em 01/06/2020 às 08:19, Atualizado em 01/06/2020 às 12:33

Coronavírus: Bataguassu dá sequência a distribuição de kits de merenda escolar

Assecom,
Cb image default
Foto Cedida

Com objetivo de garantir segurança alimentar para os estudantes da rede municipal de ensino diante da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) deu prosseguimento na segunda etapa de distribuição de kits de merenda escolar.

De acordo com o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), a medida fez parte do planejamento da administração municipal e foi autorizada por meio de Decreto Municipal, com objetivo de auxiliar os alunos que dependem da merenda escolar como parte de suas refeições diárias e que estão afastados da rotina escolar devido a pandemia.

"Determinei duas entregas de kits de merenda escolar. A primeira ocorreu em abril. A segunda estamos fazendo no mês de maio. A ideia é que os alunos recebam os mantimentos em apoio principalmente aos estudantes de baixa renda. Pensamos também nos pais ou responsáveis legais, que estão com dificuldades financeiras ou que por ventura ficaram desempregados devido a pandemia", comenta o gestor, que é presidente da Assomasul.

Até o momento, 1.920 kits compostos por 14 itens, sendo eles, arroz, feijão, açúcar, farinha de milho, fubá, farinha de mandioca, macarrão, farinha de trigo, óleo, sardinha enlatada, leite de caixinha, achocolatado, bolacha de sal, bolacha de maisena e extrato de tomate, já foram distribuídos. O total de entrega deve ultrapassar os 2 mil kits.

Os alimentos foram escolhidos baseados no cardápio da merenda escolar e foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e recursos próprios do município com apoio da Câmara de Vereadores.

SEGURANÇA

Para garantir a segurança, a distribuição dos kits de merenda escolar seguiu novamente um cronograma para evitar aglomeração de pessoas.

Os servidores das unidades escolares mantiveram contato com os pais ou responsáveis legais dos estudantes para agendar as entregas por meio de contato telefônico ou via aplicativo WhatsApp.

Todos os profissionais envolvidos, por sua vez, estiveram munidos de máscaras, luvas e utilizando de álcool em gel em prevenção ao vírus Covid-19. Os pais ou responsáveis legais que estiveram recebendo os alimentos também foram orientados e higienizados na portaria das unidades escolares assim como mantiveram distanciamento ao aguardar nas filas.