Publicado em 16/03/2020 às 10:45, Atualizado em 16/03/2020 às 15:28

Coronavírus – Cartório Eleitoral de Nova Andradina suspende atendimento biométrico a partir desta segunda (16)

As demais atividades e expedientes administrativos devem ser mantidas normalmente

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Arquivo / Nova News

O Cartório da 5ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu, suspendeu, a partir desta segunda-feira (16), os atendimentos biométricos, por tempo indeterminado.

Portaria assinada pelo juiz Robson Celeste Candelório justifica que a interrupção nos atendimentos relativos ao cadastro biométrico tem por objetivo evitar a aglomeração de pessoas, prevenindo, desta forma, o risco de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).

Conforme o documento, a aglomeração de pessoas é diária na sede do cartório em virtude dos atendimentos emergenciais e aos idosos e moradores da zona rural.

Outro fato é que, devido à aproximação do fechamento do cadastro eleitoral, que ocorrerá em 06/05/2020, a expectativa é de que movimentação se intensificasse ainda mais.

Por meio da portaria, o juiz explica que a coleta dos dados biométricos tem por característica o toque físico e a aproximação entre o atendente e o eleitor, motivo pelo qual os atendimentos estão suspensos, inclusive os plantões previstos para os dias 28 de março e 18 de abril de 2020.

Conforme a decisão, as demais atividades e expedientes administrativos no Cartório da 5ª Zona Eleitoral devem ser mantidas normalmente.

A doença

A doença provocada pelo coronavírus é uma infecção parecida com a gripe. Seus sintomas são febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal e coriza. Medidas básicas de higiene podem evitar o contágio:

Cb image default
Imagem: Reprodução / Ministério da Saúde