Buscar

Coronavírus: Governo de MS recebe mais de 10 mil testes

O material veio diretamente do Rio de Janeiro

Cb image default
Foto: Edemir Rodrigues

Para auxiliar no combate ao coronavírus, o Governo de MS, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), recebeu, nesta quinta-feira (23), mais de 10.080 testes RT PCR, de biologia molecular, para diagnóstico da doença.

O material veio do Rio de Janeiro, graças à união de esforços entre a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), instituição vinculada ao Ministério da Saúde, e a Casa Militar do Governo do Estado, e chegou à Capital do Estado ainda na manhã de hoje. A agilidade na entrega é o diferencial na estratégia para conter a doença, como avalia o diretor do Lacen (Laboratório Central), Luiz Henrique Ferraz Demarchi: “A quantidade atenderá a população do Estado e garantirá a entrega dos resultados em tempo oportuno”.Segundo Demarchi, a média diária de diagnóstico no Lacen oscila entre 50 e 70 testes por dia para o Covid-19. “Até o momento já fizemos 2 mil testes para o coronavírus”, afirmou o diretor que participou da entrega.

O tenente-coronel Adalberto Ortale Junior participou a ação e explicou a logística que contou com o trabalho de mais quatro oficiais da Casa Militar. “O cuidado que a gente tem é manter o material dentro da aeronave devido a temperatura externa, muito baixa, por isso não usamos os bagageiros”.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a chegada desses testes proporcionará resultados positivos no controle da doença.

“Representa um alívio, ainda mais diante do aumento dos atendimentos nos drives-thru que na próxima semana também contemplará Três Lagoas e Dourados, uma iniciativa pioneira do nosso Estado”.

Demarchi atesta a importância e a qualidade do material recebido pelo Governo Federal. “São testes que conseguem diagnosticar a doença nos primeiros sete dias”.

Cb image default
Diretor da Lacen destaca importância e qualidade dos exames - Foto: Edemir Rodrigues

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.