Quarta, 11 de Dezembro de 2019
Buscar

Corpo de Bombeiros realiza treinamento de evacuação em creches de Batayporã

Medida visou preparar alunos e funcionários para eventuais situações de sinistro

Cb image default
Imagem: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Preocupado com a segurança de todos os membros da comunidade escolar, o Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina realizou treinamento de evacuação em duas creches no município de Batayporã.

A medida visou preparar alunos e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil Benedita Figueiró de Oliveira, unidade polo e extensão, para eventuais situações de sinistro ou pânico generalizado, como por exemplo as originadas por incêndio, tumulto ou acidentes em geral.

O treinamento foi dividido em duas partes, sendo uma teórica, no dia 23 de agosto, e outra prática, nos dias 21 e 22 de novembro. Ministrada pelo Cabo Bombeiro Militar Márcio Pereira, a palestra teórica abordou a legislação relacionada ao assunto e sua regulamentação.

A parte prática consistiu em um exercício simulado de evacuação do ambiente escolar por todos alunos, professores e funcionários, de forma que o abandono fosse feito com segurança, fluidez e no menor espaço de tempo.

Cb image default
Imagem: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Aproximadamente 600 alunos de educação infantil e berçário, além de 88 funcionários e professores, participaram das atividades. O tempo total de evacuação nas escolas foi de dois minutos e quarenta e quatro segundos, o que, segundo o instrutor, está dentro do esperado.

“É importante frisar que o tempo pode ser diminuído com mais treinamento e que a evacuação atendeu as premissas de segurança e rapidez”, pontua o Cabo Márcio.

O plano de abandono aplicado às escolas teve como objetivo criar um padrão de resposta, com rotina e procedimentos, frente a cenários de possíveis incidentes, com organização de retirada e estabelecimento de pessoas encarregadas e suas responsabilidades.

De acordo com o Major Pablo, comandante dos bombeiros em Nova Andradina, o treinamento frequente é a chave para o sucesso de uma evacuação. “Saber como proceder diante de uma emergência é fundamental, ainda mais em um ambiente escolar”, destaca o oficial.

No treinamento de abandono escolar os alunos e funcionários aprendem a identificar as rotas de fuga; aprendem a identificar situações de perigo nas quais precisam acionar o alarme da escola; criam uma consciência coletiva da importância do trabalho em equipe; e sentem-se preparados e confiantes para uma eventual situação real de incidente.

O exercício prático de evacuação de área contou com apoio da Polícia Militar, que auxiliou nos cuidados com as crianças e com veículos que trafegavam nas ruas ao redor das creches.

Cb image default
Imagem: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.