Publicado em 27/03/2020 às 18:17, Atualizado em 28/03/2020 às 14:23

Covid-19: Com apenas 14 respiradores, secretário teme pela vida da população de Nova Andradina

Arion pede que população entenda a gravidade da situação e colabore para evitar o caos

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Reprodução

Durante transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Nova Andradina, na tarde desta sexta-feira (27), o secretário de Saúde, Arion Aislan, disse que teme pela vida da população caso haja o aparecimento de muitos casos de Covid-19 na região, uma vez que o município conta apenas com 14 respiradores.

Como se sabe, nas manifestações mais severas da doença, os pacientes sofrem com insuficiência pulmonar e precisam ficar de duas a três semanas, em média, respirando com auxílio de aparelhos.

“Precisamos entender que Nova Andradina é a cidade de referência dentro do Vale do Ivinhema, ou seja, os casos que porventura surgirem nos outros municípios próximos acabarão vindo até nós.

A população aproximada da região gira em torno de 150 mil pessoas. Se destas, 1% precisar de atendimento, estaremos falando de 1.500 pacientes.

Se destes 1.500 pacientes, 10% precisar de respiradores, serão 150 pessoas. Como atender 150 pessoas com apenas 14 aparelhos? É disso que estamos falando! Precisamos usar de todas as estratégias para evitar que o contágio aconteça”, disse.

Arion afirma que entende que o fechamento do comércio e outras medidas que foram adotadas afetam a economia, mas, nas palavras dele, o verdadeiro prejuízo seria perder vidas humanas.

“Estamos lutando contra um inimigo invisível. Não sabemos de onde vem, quando vem. Este caso confirmado na cidade vizinha, Batayporã, é para nós um sinal de alerta”, pontuou.

Ainda na live, o secretário citou as diversas ações que estão sendo executadas para conter o possível risco de contágio pelo coronavírus em Nova Andradina, entre elas, a disponibilização dos medicamentos azitromicina e cloroquina para o Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba. 

Até esta sexta-feira (27), segundo o boletim epidemiológico atualizado, Nova Andradina não conta com nenhum caso confirmado da doença.