Publicado em 26/03/2020 às 18:54, Atualizado em 26/03/2020 às 23:30

Covid-19: Confira as atualizações do Coronavírus em Nova Andradina, em Mato Grosso do Sul e no Brasil

Dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (26)

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Foto: Divulgação/Cogecom

Nova Andradina não tem novos casos suspeitos do Coronavírus (COVID-19). Os dados foram divulgados no boletim epidemiológico desta quinta-feira (26), em uma live na página oficial da Prefeitura Municipal.

Em Nova Andradina, os 2 casos suspeitos internados em hospitais locais continuam sendo investigados. O secretário de saúde, Arion Aislan, informou que nenhum dos pacientes reside no munícipio. 

“Houve essa ambiguidade, porque o boletim do estado mostra um desses casos como sendo de Nova Andradina, provavelmente amanhã sairá como uma errata” afirmou tranquilizando a população. 

Prefeito Gilberto Garcia se reunirá com comerciantes

Após 3 dias de fechamento do comércio, o prefeito Gilberto Garcia se reunirá nesta sexta-feira, dia 27, com diretores da Associação Comercial de Nova Andradina e representantes do comércio local para discutir os impactos das medidas temporárias de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus na economia e possíveis alterações no decreto municipal 2473/2020.

Durante a assinatura de repasses aos hospitais, o prefeito afirmou que está preocupado com o emprego e a crise econômica devido ao fechamento dos estabelecimentos comerciais. “Estamos monitorando a situação com a nossa equipe técnica e secretários municipais. Vamos ouvir a classe empresarial sem esquecer do principal: a saúde e a vida das pessoas”, adiantou.

Alterações no decreto federal 10.282 não vão alterar medidas que vigoram em Nova Andradina

O agente de inspeção sanitária da Vigilância Sanitária, Henaglyton Corneto, que atua diretamente na fiscalização dos empregadores, para o cumprimento das medidas de isolamento social e de quarentena no decreto 2473/2020, comentou sobre as denúncias recebidas e se as alterações no decreto federal 10.282, podem impor mudanças no âmbito municipal.

“As lotéricas e igrejas foram consideradas pelo governo federal como atividades e serviços essenciais. No caso do município, as lotéricas estão funcionando desde que tomem os cuidados com aglomeração de pessoas e higienização dos locais. Já os cultos nas igrejas e atividades religiosas de concentração de público permanecem suspensos, pois a medida ainda não foi regulamentada”, especifica.

O agente de inspeção sanitária confirmou ainda que houve alteração no decreto municipal com relação ao artigo 6°-A e o artigo 17-A ao Decreto 2.473, de 21 de março de 2020.

“Bares, conveniências e empresas que não tinham a alimentação como atividade preponderante, mas vendiam uma bala, biscoito ou algo dessa espécie, estavam utilizando dessa estratégia para funcionar normalmente. Agora, a Prefeitura fez uma alteração no decreto municipal e somente estabelecimento em que a alimentação é atividade fim, podem abrir”, declarou, justificando que muitas denúncias foram feitas em razão disso.

“As equipes estão nas ruas, apurando e fiscalizando as denúncias”, encerrou.

PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRnByZWZlaXR1cmFkZW5vdmFhbmRyYWRpbmElMkZ2aWRlb3MlMkYyNTUwNDQzNTkxOTAwMTQyJTJGJmFtcDtzaG93X3RleHQ9MCZhbXA7d2lkdGg9NTYwIiB3aWR0aD0iNTYwIiBoZWlnaHQ9IjMxNSIgc3R5bGU9ImJvcmRlcjpub25lO292ZXJmbG93OmhpZGRlbiIgc2Nyb2xsaW5nPSJubyIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93dHJhbnNwYXJlbmN5PSJ0cnVlIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49InRydWUiPjwvaWZyYW1lPg==

Casos em Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que subiu de 24 para 25 os casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul. O novo caso confirmado é de um bebê de três meses que teve contato com uma pessoa com a doença.

Mais 10 testes deram negativo para Covid-19, somando 299 suspeitas descartadas. O número de casos suspeitos monitorados pela SES passou para 53. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (26.03) em coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 388 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul, sendo que 310 casos foram desconsiderados para Covid-19. Destes, onze foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. 299 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19.

“Nove casos saíram da quarentena de 14 dia e estão curados”, anunciou o titular da SES, Geraldo Resende.

Os 25 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS começou a realizar os exames para Covid-19, após receber kits de testes do Ministério da Saúde. Os resultados ficam protos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.

Brasil

Hoje (26) completa um mês do primeiro caso confirmado do novo coronavírus (covid-19) no Brasil. Durante este período a pandemia produziu 77 mortes, conforme atualização do Ministério da Saúde divulgada hoje (26). A taxa de letalidade é de 2,7%.

Ontem, as mortes já haviam se expandido para além de São Paulo e do Rio de Janeiro, com falecimentos em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e no Amazonas.

Considerando um mês após o primeiro infectado, o Brasil fica atrás da China (213 mortes e 9.802 casos) mas a frente da Itália (29 mortes e 1.694 casos).

O total de casos confirmados saiu de 2.433 ontem para 2.915 casos. O resultado de hoje marcou um aumento de 54% nos casos em relação ao início da semana, quando foram contabilizadas 1.891 pessoas infectadas. (*Com informações da Cogecom, da SES, e da Agência Brasil)