Publicado em 28/07/2020 às 17:14, Atualizado em 28/07/2020 às 20:23

Covid-19 em Nova Andradina: Funcionários de frigorífico temem contaminação em massa dentro da indústria

Empresa afirma que protocolo padrão é bastante rígido e seguido à risca em todas as unidades no Brasil

Acácio Gomes, Redação Nova News

Nas últimas horas, vários funcionários de uma planta frigorífica em Nova Andradina, que gera cerca de 600 empregos, entraram em contato com o Nova News para afirmarem temer uma possível contaminação em massa dentro da indústria.

Segundo os trabalhadores, haveria vários funcionários da empresa com sintomas gripais e até mesmo alguns que teriam testado positivo para covid-19. “Eles estão afastando os suspeitos, mas quando afastam às vezes a pessoa já trabalhou um ou dois dias junto com os demais e esse é o nosso medo”, disse um homem.

Na opinião dos empregados seria importante uma testagem em massa nos trabalhadores para evitar o risco de uma alta incidência de casos dentro da empresa. “Sabemos que quando os sintomas aparecem às vezes já pode ser tarde. O importante é a prevenção”, pontuou outro empregado.

Cb image default
Imagem: Reprodução

“Temos medo que aconteça aqui em Nova Andradina o mesmo que ocorreu em Bataguassu, onde, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, uma testagem em massa em um frigorífico de lá constatou, no início de julho, quase 300 confirmações”, disse uma trabalhadora.

Dados desta terça-feira (28) mostram Bataguassu com 562 casos confirmados, 143 suspeitos e 01 óbito, sendo que, de fato, grande parte das contaminações teria ocorrido entre trabalhadores do frigorífico.

Com relação ao frigorífico de Nova Andradina, o Nova News entrou em contato com a assessoria de comunicação da empresa, em Campo Grande, com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Nova Andradina e Região (STIANA) e com a Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde, Sérgio Maximiano, disse ao site que, até esta terça-feira (28), não havia recebido nenhuma solicitação formal sobre o caso, mas que havia sido procurado informalmente pelo presidente do STIANA, Sérgio Miller, que teria sido orientado a oficializar a situação.

“Este frigorífico tem um protocolo de prevenção à covid-19 muito bom. Esse protocolo foi repassado a nós e apreciado por nossa equipe. Podemos averiguar se ele está ou não sendo cumprido à risca pela empresa”, disse Maximiano.

Já o presidente do STIANA disse ao site que de fato, vem recebendo, nos últimos dias, diversas denúncias de trabalhadores sobre a situação. Sérgio Miller afirmou que aguarda uma cópia de relatório sobre inspeção realizada pela Vigilância Sanitária há cerca de 30 dias na planta frigorífica a pedido do próprio sindicato.

“Assim que receber este relatório vamos dar sequência às apurações, cumprindo o nosso papel de resguardar a saúde e os direitos dos trabalhadores que representamos”, finalizou.

A assessoria de imprensa da empresa frigorífica, por sua vez, encaminhou uma nota oficial sobre à redação do Nova News. Por meio do documento, a companhia detalhou seus protocolos referentes às ações de prevenção ao risco de contágio pelo novo coronavírus.

Nota da empresa 

A JBS tem o propósito inabalável de garantir a saúde e segurança de seus colaboradores. Com esse objetivo, desde o início da pandemia da Covid-19 no país, a empresa adota um rigoroso Protocolo de controle e prevenção da doença em suas unidades. Os procedimentos foram definidos de acordo com os órgãos de saúde e a consultoria de médicos especializados, como o Dr. Adauto Castelo Filho, e do Hospital Albert Einstein, referência médica no país e que tem apoiado a empresa na construção das medidas implementadas em suas unidades, escritórios e demais instalações. Entre as ações que fazem parte do protocolo, destacam-se:

Grupo de Risco - Afastamento de todos os colaboradores que se encaixam nos grupos de risco - pessoas com mais de 60 anos, gestantes e aqueles que tenham indicação clínica. Também devem se afastar os colaboradores que apresentarem sintomas gripais, que tenham recomendação médica e os que tenham testado positivo para a Covid-19. Em todos os casos, os colaboradores têm seus benefícios garantidos e recebem assistência e acompanhamento integral por parte da empresa.

PGlmcmFtZSBpZD0iXzh0amJmcHRhaCIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC82RnpjODMyQXlHcz9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

Vídeo mostra protocolo adotado pela empresa em todo o Brasil - Reprodução

Informação e conscientização - Reforço e contínua comunicação, incluindo materiais audiovisuais, murais, rádio interna e áreas externas com extensivas e permanentes campanhas de conscientização sobre o tema. São veiculadas informações sobre a Covid-19, orientação sobre a correta higienização das mãos, uso do álcool em gel e treinamento para o cumprimento das medidas adotadas pela empresa como obrigatoriedade do uso das máscaras, distanciamento social e cuidados permanentes, entre outros.

Transporte - Ampliação das frotas de ônibus e vans que fazem o transporte dos colaboradores; marcação dos lugares, que passam a ser fixos na ida e no retorno da unidade; higienização e desinfecção dos veículos no intervalo das viagens, questionário prévio e medição de temperatura antes do ingresso nos carros em algumas rotas e outras medidas de controle.

Acesso às fábricas - Controle de temperatura de todas as pessoas antes do acesso às fábricas e nos intervalos; higienização das mãos na entrada e turnos. A empresa também iniciou a vacinação gratuita para gripe H1N1 para 100% dos colaboradores.

Cuidados pessoais - Disponibilização e oferta abundante de sabonetes, sanitizantes e álcool em gel.

Higienização - Desinfecção diária de todas as instalações (interna e externa).

Distanciamento - Regras e sinalização para coibir a aglomeração e promover o distanciamento seguro entre colaboradores. Demarcação dos lugares e espaços entre as pessoas com controle de acesso nas portarias, vestiários e áreas de lazer entre outros.

Refeições e descanso - Criação de novas rotinas e horários alternados, implantação de regras de distanciamento, instalação de divisórias e sinalizações visuais. Serviço de alimentação sem contato com objetos comuns e com uso obrigatório da máscara até iniciar a refeição.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - Implantação de novos equipamentos de proteção, como máscara tipo ninja, “face shield” de acrílico e máscaras de tecido na área administrativa. O uso de máscaras é 100% obrigatório em todas as áreas da Companhia.

Outras providências - Criação de protocolos de emergência para qualquer integrante da equipe que apresente sintomas. No caso em que um colaborador teste positivo para Covid-19, a empresa prestará imediato atendimento e total apoio a ele e seus familiares, além de acompanhamento integral até seu restabelecimento. Nesse período, conforme orientam os órgãos de saúde, o colaborador estará afastado, e seu retorno será mediante comprovação médica/clínica. Também faz parte do protocolo a total desinfecção e sanitização das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha e a busca ativa com monitoramento integral dos colaboradores.

Com essas medidas, a empresa está confiante em garantir o abastecimento e a oferta de produtos da mais alta qualidade a seus clientes e consumidores no país e no mundo. É uma missão que não pode parar, já que a produção de alimentos integra o rol de atividades essenciais para a população no contexto de crise da Covid-19.

Incidência em Nova Andradina

No município de Nova Andradina, a incidência de casos confirmados de covid-19 chegou a 130 nesta terça-feira (28), segundo informações apuradas pelo Nova News junto à Secretaria Municipal de Saúde. Deste total, 98 pessoas estão curadas e 27 estão ativas.

Desde o início da pandemia até agora foram registrados 05 óbitos em Nova Andradina e há ainda 22 pessoas suspeitas que aguardam a realização dos exames pelo Laboratório Central de Saúde Pública.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!!