Buscar

Covid-19: Hospital Cassems se pronuncia sobre óbito de paciente e com relação a profissionais infectados

Notas da assessoria de comunicação foram encaminhadas na manhã desta quarta-feira (01) à redação do Nova News

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes

Nas últimas horas, a assessoria de comunicação do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) encaminhou duas notas à redação do Nova News.

Uma das notas é sobre o óbito de uma paciente diagnosticada com Covid-19 e a outra é com relação a profissionais do hospital infectados pelo novo coronavírus.

Confira os documentos na íntegra

Óbito de paciente

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul – Cassems, informa que em 31 de março, tivemos o primeiro óbito de uma paciente com caso confirmado de COVID-19 em nossa rede hospitalar, no município de Dourados. 

No dia 16 de março, a paciente de 64 anos, com quadro de doença crônica respiratória, deu entrada no Hospital Cassems de Nova Andradina e foi atendida seguindo os protocolos orientados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que inclui o uso adequado de EPI (Equipamentos de Proteção Individual). 

Ainda no mesmo dia, por estar sintomática e trazer detalhe de comunicante recém egresso de viagem ao continente europeu, a equipe do Hospital Cassems de Nova Andradina prestou assistência à beneficiária em leito de terapia semi-intensiva (que possui aparelhos de respiração mecânica) e notificou a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde sobre o caso, solicitando a testagem para a COVID-19.

No dia 17 de março, foi recebida a devolutiva da Vigilância Epidemiológica reportando que o caso em questão não preenchia os critérios de notificação vigentes àquela altura. Vale lembrar que nesta data não havia confirmação da transmissão comunitária no Brasil. Mesmo não sendo autorizado o teste pelos critérios da vigilância, a paciente permaneceu internada sob cuidados da equipe hospitalar no período de 16 a 23/03, quando a beneficiária recebeu alta com orientações médicas.

Dia 24 de março, retornou ao hospital sendo internada e submetida aos exames recomendados pelos protocolos médicos. No dia 25 de março, houve agravamento do quadro respiratório, sendo necessária a transferência para o hospital Cassems de Dourados, que conta com suporte de maior complexidade (Unidade de Terapia Intensiva).

Reafirmamos que as unidades hospitalares da Cassems em todo o estado encontram-se plenamente capacitadas para o atendimento adequado aos pacientes e que os EPIs foram utilizados seguindo rigorosamente as determinações das autoridades sanitárias.

Profissionais infectados 

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul – Cassems, informa que em todas as suas unidades hospitalares em que há internações com confirmação de Covid19, realizamos a testagem dos colaboradores envolvidos nos cuidados assistenciais, de acordo com as orientações da Vigilância Epidemiológica.

Em Nova Andradina, dos profissionais do Hospital Cassems testados, três tiveram confirmação de infecção pelo novo coronavírus e passaram por rigorosa bateria de exames. Estão assintomáticos e isolados em quarentena, como recomendação das autoridades de saúde pública.

Gostaríamos de reafirmar o compromisso da Cassems no cuidado integral aos seus pacientes e colaboradores e informar ainda, que contamos com rede de apoio à disposição e que asseguramos que cada colaborador esteja protegido com os equipamentos de segurança indicados pelos órgãos competentes e que recebam a assistência necessária em caso de adoecimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.